Title: 1º Lugar - Iniciativas de Inovação: Estimador panorâmico de visibilidade de aeródromo
Authors: Saute, Edson Luiz Morales
Bittencourt, Danilo Roberto de
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação
10 páginas
Issue Date: Apr-2016
metadata.dc.rights.holder: Edson Luiz Morales Saute
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Inovação
Abstract: Este projeto trata-se de uma nova ferramenta para a estimativa da visibilidade horizontal a ser utilizada nos boletins meteorológicos, bem como na definição das condições operacionais de aeródromos. A motivação deste projeto foi a inexistência de um equipamento capaz de calcular corretamente a visibilidade horizontal. Visto que a visão e o julgamento do operador continuam sendo a melhor alternativa para tal, foi desenvolvido um trabalho chamado de Estimador Panorâmico de Visibilidade de Aeródromo. Este utiliza imagens panorâmicas a partir do ponto de observação meteorológica sendo um grande auxílio aos Controladores de Tráfego Aéreo, Profissionais de Meteorologia, e profissionais de Navegação Aérea na avaliação da operacionalidade de um aeródromo, se está aberto ou fechado para pousos e decolagens e se opera visualmente ou por instrumentos. A ferramenta foi confeccionada tanto em versão impressa, como em versão digital para celulares, tablets ou tela de computador. Mostrou-se superior na rapidez da identificação dos pontos, facilidade de interpretação, precisão na identificação dos pontos na vista horizontal, modernidade e apresentação visual, ao ser comparada com o modelo oficial de Carta de Pontos de Referência utilizado atualmente pela Aeronáutica.
Keywords: aviação civil;  navegação área;  meteorologia;  inovação
metadata.dc.description.additional: Concurso de Monografia: Prêmio de Desenvolvimento e Inovação da Aviação Civil. Categoria: Iniciativas de Inovação. Tema: Gestão da Navegação Aérea
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4959
Appears in Collections:Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1º Lugar - Iniciativas de Inovação.pdfEstimador Panorâmico de Visibilidade de Aeródromo450.23 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.