Título: Implantação do trata HSVP
Autor(es): Guimarães, Cláudia Simone Calandrini
Contribuidor: Gadelha, Carlos (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 20 Páginas
Data: Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Cláudia Simone Calandrini Guimarães
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: Este projeto visa, por meio de diagnóstico situacional realizado com base em estudos sobre o adoecimento do trabalhador na área da saúde, incrementar a realidade enfrentada em diversas ações que envolvem o cotidiano laboral em hospital psiquiátrico de emergência, referência na região do DF, RIDE. Como método, terá um estudo quantitativo dos profissionais por categoria profissional, que exercem profissão de nível superior e técnico com contato direto com usuários, especialmente medicina, enfermagem, serviço social e psicologia. Foram comparados estudos referentes a essas categorias relacionados ao adoecimento funcional em ambiente hospitalar, utilizando variáveis como cargo e gênero desses profissionais. Assim foi possível apresentar alguns fatores relacionados ao trabalho que perpassam o processo de adoecimento como: a exposição contínua em ambiente insalubre; ambiente permeado de estigmas; o grande número de famílias acompanhadas por uma única equipe; a demanda por aumento de produção; a divisão do trabalho e as relações de poder estabelecidas entre os profissionais. Nesse contexto, visando a promoção e a prevenção do adoecimento dos profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paulo, foi elaborada a proposta de uma ação possível de ser aplicada, por meio de projeto de intervenção para implantação do TRATA HSVP, buscando o incentivo à saúde do servidor e demais categorias que trabalham neste local, por meio de um atendimento especializado, junto à Medicina do Trabalho, que envolvam práticas e adoção de mudanças comportamentais que inibam o adoecimento, e busquem saúde e bem-estar.
Palavras-chave: saúde ocupacional;  medicina do trabalho;  políticas públicas;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4935
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA SIMONE CALANDRINI GUIMARAES.pdfArquivo principal353.03 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.