Título: Categoria Graduando 2º Lugar: Economia da exploração florestal: estudo de caso do custo de transporte florestal no município de Rio Branco, 2013
Autor(es): Silva, Hycaro Mattos
Editor: I Premio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 88 páginas
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Hycaro Mattos Silva
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Agricultura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: Este estudo aborda o setor florestal-madeireiro na Amazônia. O seu objetivo principal foi, ao gerar informações econômicas sobre a exploração florestal, praticada no município de Rio Branco, subsidiar políticas públicas que fomente o uso, em um nível sustentável, dos recursos florestais locais. Em termos específicos, ele visou identificar e analisar o custo operacional total do transporte de madeira, em tora, nesse município. Para tal, foram coletados dados em duas firmas madeireiras, atuando nesse município, em 2013. De acordo com o método adotado, os custos foram calculados por hora efetiva de trabalho (he), em que foi considerada a somatória dos seguintes itens: custos de maquinário (custos fixos e variáveis), administrativo (custo de administração) e de pessoal (custo de mão de obra). A partir dos resultados gerados, foi possível inferir as seguintes conclusões: o custo de maquinário é o que mais onera o custo operacional de transporte florestal, ele representa mais de 84% do custo operacional total em todas as ocasiões analisadas, destacando-se os custos variáveis, devido aos altos valores de combustível e manutenção.
Palavras-chave: economia florestal;  transporte;  custo operacional;  mercado florestal;  economia ambiental
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Observações/Notas: Categoria Graduando - 2º Lugar - Tema: Economia e Mercados Florestais
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4913
Aparece nas coleções:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2º Lugar Graduandos.pdf822.07 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.