Título: Categoria Graduando 1º Lugar: Otimização da Produção Madeireira de um Povoamento de Eucalipto
Autor(es): Pereira, Bruno
Editor: III Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 72 páginas
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Bruno Pereira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O presente estudo de caso analisou uma floresta de 210 ha composta de Eucalyptus sp. com 7.5 anos de idade localizada no município de Formosa/GO. O trabalho trata do sortimento de produtos ideal e a combinação de vendas ótima para maximização de receitas e posterior análise de viabilidade econômica. O sortimento de produtos foi realizado pelo modelo do polinômio de quinto grau. Foram criados 9 cenários com diferentes combinações de sortimento, 4 simulados, 4 otimizados e 1 testemunha, a qual não houve sortimento e o único produto extraído foi a lenha. Os cenários otimizados e simulados tiveram os mesmos sortimentos, sendo modificado apenas o modelo matemático a ser usado para venda. Através das médias de preço, quantidade demandada e distância das madeireiras levantadas pela pesquisa de mercado, foi estabelecido o raio máximo de transporte para cada cenário simulado de acordo com a taxa mínima de atratividade (TMA) estabelecida de 14%. O sortimento de produtos que apresentou maior retorno financeiro foi a combinação de esticador, mourão, escora e lenha em ambos os cenários simulados e otimizados, apresentando Taxa Interna de Retorno (TIR) superior a 20%, o que demostra a viabilidade de plantios de eucalipto na região. A otimização por meio da Programação Linear (PL) resultou em média 26% de aumento nas receitas obtidas quando comparados aos mesmos produtos sendo vendidos em cenários simulados. Considerando a TMA de 14%, somente o cenário testemunha (apenas lenha) não foi considerado viável economicamente. O cenário otimizado com sortimento entre esticador, mourão, escora e lenha apresentou o maior VPL (R$ 7.308). Os cenários otimizados e simulados para o sortimento entre mourão e lenha foram os menos rentáveis, sendo respectivamente 37% e 29% do VPL do cenário mais lucrativo. A pesquisa de mercado, mesmo com número limitado de compradores levantados, calculou a demanda mensal em 280 esticadores, 3.000 mourões e 25.750 escoras. O raio máximo de transporte obtido foi de 118 km para o cenário esticador, mourão, escora e lenha, 110,5 km para mourão, escora e lenha, 73 km para mourão e lenha, 79,5 km para escora e lenha e 61,5 km para apenas lenha.
Palavras-chave: mercado florestal;  produto florestal;  madeira;  eucalipto;  viabilidade econômica;  economia florestal;  desenvolvimento sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Observações/Notas: Categoria Graduando - Tema: Mercado Florestal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4819
Aparece nas coleções:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1º Lugar Graduando_004-G.pdf1.9 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.