Title: Governança Cooperativa e Solidária de Pactuação para Implantação do Hospital Regional do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG.
Authors: Araújo, Gilson Urbano de
metadata.dc.contributor.other: Gadelha, Carlos Augusto Grabois (Orientador)
Nascimento, Marco Aurélio de Carvalho (Coorientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 15 Páginas
Issue Date: Sep-2019
metadata.dc.rights.holder: Gilson Urbano de Araújo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: A saúde é direito de todos garantido na Constituição Cidadã de 1988, contudo é ainda é um desafio para o Estado brasileiro. O Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte com seus mais de um milhão de habitantes sofre com a especulação imobiliária, mas também, através do Aeroporto Internacional, tornou-se o mosaico de oportunidades de desenvolvimento tecnológico, logístico e industrial. A região tem uma rede de saúde com baixa resolubilidade na atenção hospitalar, sendo dependente da alta complexidade da capital. A implantação do Hospital Regional na região, se bem articulado na perspectiva da governança solidária e cooperativa dos entes federados e da iniciativa privada, potencializará um movimento de auto sustentabilidade e resolutividade na própria região. O processo de Pactuação para viabilizar o Hospital Regional reunirá todos os municípios da região, capitaneado pelo Consórcio Intermunicipal da Região do Calcário. Toda a matriz do projeto se sustenta nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas um fator de convergência de políticas públicas para responder as demandas de sustentabilidade socioeconômica do Vetor Norte da RMBH.
Keywords: política de saúde;  atenção hospitalar;  governança;  cooperativa;  consórcio;  desenvolvimento regional;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;  ODS
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4799
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILSON URBANO DE ARAUJO.pdfGovernança Cooperativa e Solidária de Pactuação para Implantação do Hospital Regional do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG.166.13 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.