Title: Desenho de pesquisa em política comparada
Authors: Barberia, Lorena G.
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: 88 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos
Políticas Públicas
Abstract: Este livro parte do ponto de vista de que todas as pesquisas a serem realizadas nas Ciências Sociais são qualitativas, pois utilizamos o método científico para entender por que e como ocorrem os fenômenos sociais. Os métodos mais comumente utilizados em Política Comparada sempre envolvem técnicas qualitativas, porque o pesquisador precisa pensar em como definir conceitos e operacionalizá-los em termos de variáveis que podem ser observadas e estudadas. Muitas vezes os cientistas sociais empregam métodos estatísticos como parte de uma investigação qualitativa a fim de poderem realizar análises multivariadas as quais permitem ao pesquisador derterminar a robustez de um certo achado, bem como o grau de incerteza que os ronda. O livro começa com uma breve introdução à Política Comparada e passa a descrever brevemente cada um dos três tipos de estudos e mostra como os bancos de dados são montados em cada caso. Os três capítulos seguintes descrevem cada modelo de pesquisa. Após uma breve explicação conceitual, cada seção do livro fará uma descrição de pesquisas em Política Comparada para exemplificar os tipos de abordagens e resultados que podem ser alcançados nessas três áreas. O foco da obra é o de conceituar os diferentes modelos de pesquisa e mostrar como são importantes para definir e responder aos diferentes gêneros de perguntas que podem ser respondidas no campo de estudos da Política Comparada.
Keywords: metodologia científica;  pesquisa científica;  ciências sociais;  política comparada
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN: 9788525601254
Coleção Metodologias de Pesquisa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4789
Appears in Collections:Livros Publicados pela Enap
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro Desenhos de Pesquisa em Política Comparada.pdf2.48 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.