Título: Desenvolvimento de competências de direção: a experiência da Escola Nacional de Administração Pública
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relatório
Extensão/Indicação de Série: 24 páginas
Data: Jul-2010
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Metodologias de Aprendizagem
Resumo: O presente trabalho constitui um relato das experiências mais recentes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na concepção e formulação de programas de capacitação para dirigentes da administração pública federal brasileira. Embora se possa abstrair conceitos e tendências teóricas de suas proposições, o seu objetivo é informar sobre as estratégias que a Escola tem adotado para atender o referido público. É importante ressaltar que, no contexto do setor público brasileiro, o líder e o dirigente tendem a ser identificados como semelhantes. Portanto, as experiências relatadas constituem também esforço de investimentos em modelos de capacitação que reforcem aspectos inerentes ao papel do líder nas organizações públicas. Este texto está estruturado com quatro seções. A primeira apresenta o contexto em que se dá a discussão de competências de direção no setor público de acordo com a perspectiva da equipe técnica da ENAP; a segunda apresenta as experiências mais recentes da Escola no que se refere à formulação de programas de desenvolvimento gerencial sob medida e a terceira aborda a estratégia adotada para a construção de um programa de capacitação regular destinado aos dirigentes das organizações públicas federais. Nos anexos são apresentadas as definições das competências de direção com as quais a Escola tem trabalhado (Anexo I) e o modelo de questionário para mapeamento de competências, recentemente aplicado aos dirigentes das organizações públicas federais (Anexo II).
Palavras-chave: desenvolvimento de competências;  administração pública;  dirigentes públicos;  cargo de direção;  liderança;  desenvolvimento gerencial;  gestão por competência
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Texto produzido pela equipe técnica da Coordenação Geral de Projetos de Capacitação da Diretoria de Desenvolvimento Gerencial – DDG/ENAP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4773
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