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Título: Rede Suas: o sistema nacional de informação da assistência social
Autor(es): Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Resumo: A Rede SUAS é o sistema de informação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e tem a função de responder às novas necessidades de informação e comunicação no âmbito do SUAS, que é a regulação ampliada da Constituição Federal de 88, no que tange à política pública de assistência social, integrante do sistema brasileiro de seguridade social. Considerada como um instrumento de gestão colegiada, a Rede SUAS inaugurou para os trabalhadores, gestores e entidades da área, a tarefa de redimensionar a cultura de gestão, até então vivenciada, com a instalação de aplicativos que geram novos índices de agilidade e transparência, dando suporte aos processos e procedimentos previstos na Política Nacional de Assistência Social, 2004, PNAS e na norma operacional básica do SUAS/2005. O projeto resolve duas questões centrais para a área: a reversão das tendências que caracterizaram experiências anteriores de gestão e a necessária associação dos instrumentos e condições tecnológicas de produção, recebimento, tratamento, armazenamento e entrega de dados e informação, com as operações de gestão, financiamento e controle social da política pública de assistência social
Palavras-chave: Assistência social;  Sistema de informação;  Sistema Único de Assistência Social;  SUAS;  Instrumento de gestão;  Seguridade social;  Rede SUAS;  Inclusão social;  Gestão da informação;  Melhoria contínua;  Processos de trabalho
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo responder às necessidades de informação e comunicação no âmbito da política de assistência social, agilizando os processos e procedimentos vinculados à operação da política, ao seu controle social e ao financiamento. Trata-se, especificamente, da associação entre o conjunto abrangente de potencialidades tecnológicas com intencionalidades políticas e técnicas claras, determinadas pelos imperativos de competência com a gestão pública e pela necessidade de cooperação e de superação de desafios da realização de tarefas, sempre iluminadas por princípios e diretrizes da política e pelos parâmetros da informação
Público alvo: Servidores públicos
Data: Mar-2007
Data de início: 2004-03
Data de finalização: 2006-07
Descrição física: Número de páginas: 8 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Luziele Maria de Souza Tapajós. Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2006. Áreas temáticas:implementação de melhoria contínua; melhoria dos processos de trabalho
Tipo: Relato de Experiência
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Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)

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