Título: Cooperação internacional para o meio ambiente: capacidades estatais e desempenho de projetos
Autor(es): Antunes, Gabriela Honnicke
Contribuidor: Silva, Michelle Graciela Morais de Sá e (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 146 páginas
Data: 2019
Detentor dos direitos autorais: Gabriela Hönnicke Antunes
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: Projetos de cooperação internacional são instrumentos do esforço internacional de ajuda para o desenvolvimento. É por meio deles que os recursos financeiros são canalizados para apoiar países em desenvolvimento a investir em infraestrutura (cooperação financeira) e a melhorar as capacidades internas (cooperação técnica). Espera-se prover condições necessárias para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos países. Assim, reconhecendo que os projetos são instrumentos de implementação de compromissos internacionais, bem como de políticas ambientais nacionais, a pesquisa tem o objetivo de compreender como as capacidades dos órgãos ambientais federais impactam no desempenho dos projetos de cooperação internacional. É dado foco no desempenho da execução financeira dos projetos em relação ao tempo de vigência estabelecido nos acordos. A análise conclui que as capacidades impactam diretamente no desempenho dos projetos. Quanto maior a combinação de capacidades nos três níveis (individual, organizacional e sistêmico), maior a probabilidade de ter projetos com alto desempenho. A recíproca também é verdadeira. Quanto maior a falta de alguma das capacidades em análise, maior a possibilidade de que haja baixo desempenho e, portanto, maior dificuldade em reajustar o projeto de forma a não perder os recursos.
The international cooperation is channeled through projects, aiming at supporting developing countries to invest in infrastructure (financial cooperation) and to improve internal capacities (technical cooperation). The expectation is that projects could provide the conditions to boost the economic, social and environmental development. In this context, the research aims to understand how the capacities of Brazilian federal environmental agencies impact on the performance of international cooperation projects of which they are beneficiaries. It focuses on the performance of the financial implementation of the Projects, considering the deadline established in the signed agreement. This analysis concluded that capacities directly impact the performance. The greater the combination of capacities at the three levels (individual, organizational and systemic), the greater the probability of having projects with high performance. In a reciprocal relation, the greater the lack of some of the capacities in analysis, the greater the possibility of poor performance. Therefore, demanding greater effort in readjusting the scope of the projects so as not to lose financial resources.
Palavras-chave: cooperação internacional;  políticas públicas;  desenvolvimento sustentável;  meio ambiente;  projetos de cooperação;  governança
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - Enap como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4749
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_final - versão final.pdfDissertação - Gabriela Antunes1.74 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.