Título: Superávit primário e alterações orçamentárias: reflexos sobre a dívida pública
Autor(es): Almeida, Dayson Pereira Bezerra de
Editor: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 46 p.
Data: 2012
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: Esta monografia busca averiguar a eventual existência de efeitos deletérios à política de gerenciamento da dívida do setor público – em muito suportada pela realização de superávits primários nas três esferas de governo –, tendo em conta a efetivação, em âmbito federal, de alterações orçamentárias cuja fonte é o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial. Para mensurar tais efeitos, utiliza-se, como proxi, a razão dívida líquida do setor público/ produto interno bruto (DLSP/PIB), cuja evolução é capturada por modelo que exprime a dinâmica dessa relação ao longo do tempo. Efetuam-se, ademais, cálculos e estimativas referentes aos custos advindos da citada política orçamentária em face da dívida pública. Após revisão conceitual-normativa e considerações acerca da lógica envolvida na mensuração das variáveis correlatas ao tema, os resultados obtidos autorizam a conclusão de que os efeitos provocados pelas alterações orçamentárias em comento não se coadunam com os objetivos perseguidos pela política de gerenciamento da dívida pública, tal qual como posta nos dias de hoje. A opção pelo consumo, mediante alterações orçamentárias, de parte da poupança primária realizada em exercícios anteriores, ao lado da relação desfavorável entre o custo da dívida e a taxa de remuneração das disponibilidades do Tesouro Nacional, acarretou um custo estimado que atingiu a cifra de 32,3 bilhões de reais, considerando o período estudado. No mesmo interstício e na ausência das citadas alterações orçamentárias, observou-se uma trajetória de queda do indicador DLSP/PIB mais incisiva comparativamente à verificada, na prática, gerando uma potencial economia com encargos da ordem de 28,3 bilhões/ano, ao final da série histórica.
Palavras-chave: Dívida pública;  Superávit primário;  Alterações orçamentárias
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Observações/Notas: Prêmio SOF de monografias 2012- Tema 1: Qualidade do Gasto Público- Menção Honrosa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4694
Aparece nas coleções:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro-v-premio-sof-de-monografias_2012.pdf14.02 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.