Título: Transparência do Orçamento Público Brasileiro: exame dos documentos orçamentários da União e uma proposta de estrutura para o Orçamento-Cidadão
Autor(es): Cavalcante, Roberto Jardim
Editor: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 91 p.
Data: 2008
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo sugerir medidas para o aperfeiçoamento da transparência do sistema orçamentário federal brasileiro, após cotejar as informações nele contidas com os requisitos recomendados no Código de Boas Práticas em Transparência Fiscal, do Fundo Monetário Internacional (FMI), no manual Melhores Práticas de Transparência Orçamentária, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e na Iniciativa do Orçamento Aberto 2006, do Projeto Internacional de Orçamento (IBP). Sedimenta as bases do trabalho uma pesquisa exploratória em referências bibliográficas da área jurídica e de ciência política, buscando relacionar o orçamento público aos conceitos de planejamento, participação popular, controle social, cidadania, accountability e democracia – relações que reforçam a defesa da transparência orçamentária. Mediante análise qualitativa, a pesquisa examina se são emitidos dez documentos orçamentários e avalia seus conteúdos. São eles: Declaração Pré-Orçamentária, Proposta de Orçamento do Executivo, Orçamento, Relatórios Mensais, Relatório Semestral, Relatório Anual, Relatório do Auditor, Relatório Pré-Eleitoral, Relatório Plurianual e OrçamentoCidadão. Os resultados mostram uma significativa abertura do orçamento brasileiro, com algumas lacunas, as quais subsidiam as sugestões elencadas no trabalho. Verifica-se como principal carência a falta de conversão da complexa linguagem orçamentária em modelos de apresentação compreensíveis por leigos. Tal lacuna deriva da não emissão do Orçamento-Cidadão, um documento-síntese da peça orçamentária que a exprima em termos mais simples e objetivos, voltado ao entendimento dos não iniciados no assunto. Sugere-se uma proposta de estrutura para esse documento, o qual contaria com informações nacionais e regionais. Os exemplos de Orçamento-Cidadão emitidos por outros países lançam luzes à idéia, colaborando na estrutura e no tipo de informação a constar do documento. Além da publicação na Internet, propõe-se sua impressão e divulgação a partir de todos os órgãos públicos nacionais. Sugestão final aponta que a transparência seria favorecida se todos os dados orçamentários se concentrassem numa espécie de rede de informações – uma página eletrônica única que colete os dados hoje espraiados por uma dezena de órgãos governamentais.
Palavras-chave: orçamento público brasileiro;  transparência orçamentária;  documentos orçamentários;  cidadão;  accountability
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Observações/Notas: Prêmio SOF de monografias 2008- Tema 2: Novas Abordagens do Orçamento Público- 1º Lugar
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4673
Aparece nas coleções:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tema-2-1o-lugar.pdf590.09 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.