Título: Revista brasileira de inteligência, n. 9, mai. 2015
Autor(es): Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Editor: Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Endereço Eletrônico: http://www.abin.gov.br/revista-brasileira-de-inteligencia/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Periódico/Revista
Extensão/Indicação de Série: 115 páginas
Data: Mai-2015
Detentor dos direitos autorais: Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Política Externa
Resumo: A Revista Brasileira de Inteligência (RBI) é uma publicação anual da Escola de Inteligência (Esint) da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Busca estimular o estudo, o debate e a reflexão acerca de temas da atualidade relacionados com a atividade e a disciplina de Inteligência. A RBI aceita a participação de autores acadêmicos e profissionais, cujos trabalhos tratem de questões teóricas e práticas de Inteligência, sob a perspectiva das ciências sociais aplicadas, humanas, naturais e tecnológicas.
Palavras-chave: serviço de inteligência;  segurança nacional;  integridade;  documento digital;  segurança de dados;  nanotecnologia;  gestão de riscos;  infraestrutura;  proteção à intimidade;  fronteira;  tráfico de mulheres
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN 1809-2632 versão impressa
ISSN 2595-4717 versão online
Sumário: Editorial: O QUE É SEGURANÇA? - Marcos Rosas Degaut Pontes ...............................................................................................................9 / RISCOS CONTRA A INTEGRIDADE, AUTENTICIDADE E CONFIDENCIALIDADE DE DOCUMENTOS DIGITAIS - João Batista Ribas de Moura ...........................................................................................................................................................................................................29 / NANOTECNOLOGIA: subsídios para o acompanhamento do tema - Irene Calaça .....................................................................51 / PROTEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS: desafios da previsão meteorológica como ferramenta de apoio aos Serviços de Inteligência - Amaury Caruzzo; Marcelo Zawadzki; Mischel Carmen Neira Belderrain ...............................................................65 / NOVA SISTEMÁTICA DA PROTEÇÃO À INTIMIDADE - Fábio de Macedo Soares Pires Condeixa.. ............................................81 / 35 ANOS DA LEI DA FAIXA DE FRONTEIRA: avanços e desafios à integração sul-americana - Renata Furtado .......................91 / A ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA APLICADA AO COMBATE AO TRÁFICO DE MULHERES - Daniel Almeida de Macedo.......... 107 / Resenha - JERVIS, Robert. Why Intelligence fails: lessons from the Iranian revolution and the Iraq war. New York: Cornell University Press, 2010, 227 p. Christiano Ambros 113 Resenha / HEISBOURG, François. Espionnage et Renseignement . Paris: Odile Jacob, 2012. Fábio de Macedo Soares Pires Condeixa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4654
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Inteligência - RBI
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBI-9-2015.pdf861.51 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.