Título: Curso: Indicadores e Monitoramento Aplicados às Políticas Públicas
Autor(es): Sousa, Marconi Fernandes de
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Programa
Extensão/Indicação de Série: 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 3 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 102 páginas, contendo a apresentação sobre indicadores.
3. Apresentação: Documento em PDF, 93 páginas, contendo a apresentação sobre fontes de dados.
4. Apresentação: Documento em PDF, 14 páginas, contendo a apresentação sobre microdados PNADC.
5. Apresentação: Documento em PDF, 27 páginas, contendo a apresentação sobre modelo lógico.
6. Apresentação: Documento em PDF, 27 páginas, contendo a apresentação sobre monitoramento, sistemas e painéis.
7. Apresentação: Documento em PDF, 84 páginas, contendo a apresentação sobre PNAD, censo demográfico, PNADC e PNS.
Data: 3-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Estratégica. Planejamento
Políticas Públicas
Resumo: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides utilizados durante o curso.
Palavras-chave: políticas públicas;  monitoramento;  avaliação;  indicadores gerenciais;  indicadores sociais
Objetivo: Ao final do curso o aluno deverá demonstrar conhecimentos basilares práticos e teóricos sobre como especificar um sistema de monitoramento analítico para um programa ou política pública, a partir do modelo de intervenção, identificação de bases de dados e relatórios relevantes e construção de indicadores, alertas ou indicações para orientar, de forma útil e tempestiva, decisões e aprimoramento da ação governamental.
O participante será capaz de compreender a relevância e usos de indicadores sociais e gerenciais de políticas e programas públicos enquanto insumos para o desenho, monitoramento e análise de processos, resultados e impactos das políticas públicas.
Público alvo: O Programa é requisito para a promoção dos servidores federais ocupantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e também atende às seguintes carreiras: Analista de Planejamento e Orçamento (APO); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Infraestrutura Sênior (EIE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista e Especialista em Regulação (ER); Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB); Procurador da Fazenda Nacional (PFN); e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP).
Contexto de aprendizagem: Os conteúdos do curso serão desenvolvidos em aulas expositivas e em aulas práticas nos laboratórios de informática. Nas aulas práticas serão apresentadas aplicações já existentes de disponibilização e estruturação de indicadores de fontes de dados oficiais a partir de aplicações disponibilizadas por órgão setoriais (MC, ME, INEP, etc), bem como, serão realizados exemplos básicos e acessíveis de construção de indicadores por meio do software R a partir de fontes de dados do IBGE como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), entre outros.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4643
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019-11-26 - Indicadores.pdfSlides - Indicadores.6.65 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
2019-11-26 - Fontes de dados.pdfSlides - Fontes de dados.8.3 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
2019-11-26 - Microdados PNADC.pdfSlides - Microdados PNADC399.93 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
2019-11-26 - Modelo lógico.pdfSlides - Modelo lógico.1.44 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
2019-11-26 - Monitoramento, Sistemas e Painéis-convertido.pdfSlides - Monitoramento, sistemas e painéis.2.22 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
2019-11-26 - PNAD, Censo Demográfico, PNADC e PNS.pdfSlides - PNAD, censo demogrático, PNADC e PNS.4.33 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
2019_11_06_proposta_programa_curso_Marconi.pdfPrograma do Curso51.83 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.