Title: Texto para discussão n. 25: o investidor não residente na dívida pública em moeda local
Authors: Melo, André Araújo de
Leister, Maurício Dias
Publisher: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Endereço Eletrônico: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/sobre-os-textos-para-discussao
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Texto para Discussão
metadata.dc.description.physical: 37 páginas
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Política Externa
Políticas Econômicas
Abstract: Este estudo pretende analisar os benefícios e malefícios oriundos da participação de investidores estrangeiros na Dívida Pública Federal brasileira. Nos últimos anos, verificou-se um contínuo aumento da parcela da dívida pública doméstica brasileira detida por investidores estrangeiros, o que torna oportuno avaliar mais de perto os efeitos desse aumento, o potencial para a participação dos investidores estrangeiros no futuro próximo e tentar determinar se é desejável para o Tesouro Nacional agir no sentido de restringir ou estimular essa participação. Para tanto, utilizou-se modelos de séries de tempo (VAR e VEC) para explorar empiricamente o impacto da participação de não residentes na DPMFi sobre as taxas dos títulos públicos, bem como os determinantes dos fluxos de recursos estrangeiros para o mercado de títulos públicos brasileiro. Os resultados dos modelos deste trabalho se mostraram em grande parte inconclusivos e não conseguiram confirmar alguns achados importantes da literatura sobre o tema.
Keywords: dívida pública;  investidor estrangeiro;  política monetária;  taxa de juros;  títulos públicos;  políticas econômicas;  impacto;  Estados Unidos;  Brasil
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4534
Appears in Collections:Textos para Discussão do Tesouro Nacional
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 TEXTOS_Texto 25.pdf1.13 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.