Título: Texto para discussão n. 21: causalidade temporal entre poupança e investimento no Brasil, 1995 a 2012
Autor(es): Laiz, Marcela Tetzner
Gadelha, Sergio Ricardo de Brito
Editor: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Endereço Eletrônico: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2521:1:0::NO::P1_TIPO:2
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/sobre-os-textos-para-discussao
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Texto para Discussão
Extensão/Indicação de Série: 25 páginas
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Políticas Econômicas
Resumo: Esse estudo investiga a relação entre poupança doméstica e investimento no Brasil durante o período 1995 a 2012. Os resultados obtidos de um modelo VAR com quebras estruturais indicam relação de bi-causalidade de Granger, sugerindo não apenas que as decisões de política econômica sobre essas duas variáveis devem ser tomadas conjuntamente, como também evidências da validade do enigma de Feldstein-Horioka. Além disso, observa-se que a resposta da taxa de poupança doméstica a um choque inesperado na taxa de investimento é mais significativa ao longo dos períodos, assim como maior dependência da taxa de poupança doméstica em relação à taxa de investimento.
This study investigates the relationship between domestic savings and investment in Brazil during the period 1995-2012. The results obtained from a VAR model with structural breaks indicate Granger bicausality, suggesting not only that economic policy decisions on these two variables must be taken together, as well as evidence of the validity of the Feldstein-Horioka puzzle. Furthermore, it is observed that the response of domestic savings rate to an unexpected shock in the investment rate is more significant over the period, as well as greater reliance on domestic savings rate relative to the rate of investment.
Palavras-chave: poupança doméstica;  investimento;  Teste de Causalidade de Granger;  macroeconomia;  política econômica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4471
Aparece nas coleções:Textos para Discussão do Tesouro Nacional
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 TEXTOS_Texto 21.pdf946.45 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.