Título: Zona de amortecimento do Parque Nacional da Tijuca, conflitos e ausência de planejamento integrado
Autor(es): Castro, Patrícia Figueiredo de
Contribuidor: Silva, Hélio Beiroz Imbrosio da (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 43 páginas.
Data: 13-Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Patrícia Figueiredo de Castro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O Plano de Intervenção busca elaborar a revisão da delimitação da zona de amortecimento do Parque Nacional da Tijuca e dos parâmetros definidos no plano de manejo publicado em 2008, focando na análise dos parâmetros urbanísticos e ambientais em vigor na legislação municipal do Rio de Janeiro, visando à redução dos impactos e conflitos de uso e ocupação causados pelo processo de urbanização da cidade e que afetam diretamente a gestão do parque. Institucionalizar uma nova delimitação para a zona de amortecimento existente para o Parque Nacional da Tijuca, levando em conta, os dados atualizados disponíveis na prefeitura, as diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de 2011, a proposta de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo - LUOS, além de buscar os conselhos municipais e do parque como fórum de debate, é motivada pela necessidade de criar soluções que possam conferir efetividade na implementação de políticas públicas integrando o parque à cidade.
Palavras-chave: conservação ambiental;  zonas de amortecimento;  zoneamento ambiental urbano;  urbanização
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Não são necessárias.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4452
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Figueiredo de Castro F.pdfArquivo principal941.61 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.