Título: Fortalecimento da rede de proteção a mulher que sofre violência doméstica na RM do Cariri/CE.
Autor(es): Santos, Maria Vaneska Pinheiro
Contribuidor: Rocha Neto, João Mendes da (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 40 páginas
Data: 3-Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Maria Vaneska Pinheiro Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Dentro do contexto brasileiro o patriarcalismo faz parte do seu passado recente o que é evidenciado pela postura machista apresentadas na mídia cotidianamente reforçando ainda mais a imagem da mulher de forma distorcida, ou seja, como submissas aos homens, o que tornou aval por anos para atitudes de poder do homem sobre a mulher e consequentemente pano de fundo para ações de cunho violento contra as mesmas. Devido a essas atitudes e a esses pensamentos, as mulheres mesmo lutando por espaços acabam por despercebidas e desrespeitadas na busca por melhores condições de trabalho; salários e representação na sociedade. Partindo da premissa que devemos desconstruir tal fato, que podemos entender que ações são necessárias nessa perspectiva. Para tanto que colocamos em pauta a região Metropolitana do Cariri, esta que se localiza no Ceará. O mesmo estado que se encontra como o terceiro lugar do Nordeste com casos de violência contra a mulher. Que o machismo até hoje atua nas vestimentas nas falas e na postura da mulher enquanto propriedade do companheiro o que estimula a atitude de cobrança de tal propriedade. O enfoque do nosso trabalho é justamente construir dados para compreender os fatores determinantes para essa violência de gênero. Essa fragilidade das ações de proteção voltadas às mulheres, onde, quando e como, esses fatores de ausência dos setores responsáveis pela proteção de mulheres vítimas de violência, estão defasados ou insuficientes e dessa forma evidenciar onde acontece a lacuna para que seja pensada a implementação de políticas públicas que visem o fortalecimento da rede metropolitana de proteção às mulheres vítimas de violência.
Palavras-chave: violência doméstica;  violência contra a mulher;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4429
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Vaneska Pinheiro dos Santos.pdfarquivo principal950.69 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.