Título: Billings desenvolver sustentável
Autor(es): Freitas, Márcio da Silva Cruz
Contribuidor: Silva, Hélio Beiroz Imbrosio (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 43 páginas
Data: 3-Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Márcio da Silva Cruz Freitas
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: A represa Billings é um importante reservatório de água represada artificialmente, que sofre com processos de desmatamento e ocupações irregulares em seu entorno com despejo de esgoto. Trata-se de processos que impactam negativamente a biodiversidade da Mata Atlântica e o lago da represa. O Município Ribeirão Pires-SP, tem responsabilidade neste processo uma vez que parte da represa enconta-se em seu território. Mesmo com a presença de vegetação da Mata Atlântica conservada em diversas áreas do território municipal, contempladas na Lei Estadual SP n°13.579/2009, “Lei da Billings” de proteção de mananciais, considero que o município pode contribuir mais com a proteção do bioma Mata Atlântica e para segurança hídrica local e regional. Diante dos impactos mencionados, a natureza ainda proporciona belas paisagens, tanto no lago da represa quanto nas matas em seu entorno. Relevantes exemplares da flora e da fauna permanecem na área. Mesmo diante desse cenário positivo, o município que detém o título de Estância Turística pelo Estado de São Paulo, apresenta dificuldades para desenvolver atividades turísticas no seu território calcadas no conceito de desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Billings;  desenvolvimento sustentável;  reservatório de água
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4424
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcio da Silva Cruz de Freitas.pdfarquivo principal1.62 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.