Título: Texto para discussão n. 14: estímulo fiscal, impostos distorcivos e ciclo econômico brasileiro
Autor(es): Gadelha, Sérgio Ricardo de Brito
Divino, José Angelo
Editor: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Endereço Eletrônico: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/sobre-os-textos-para-discussao
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Texto para Discussão
Extensão/Indicação de Série: 48 páginas
Data: 2013
Detentor dos direitos autorais: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Políticas Econômicas
Resumo: O modelo DSGE novo-keynesiano elaborado por Gali, Lopez-Salido e Valles (2007) é modificado com a inclusão de regras de tributação distorciva, regra de gasto governamental pró-cíclico e regra de Taylor que responde à inflação esperada, a fim de investigar os impactos da política fiscal sobre o nível de atividade econômica. Esse estudo contribui à literatura por oferecer uma análise qualitativa dos mecanismos de transmissão de quatro choques: choque de produtividade, choque de demanda agregada, choque de oferta agregada e choque de gasto governamental. Empregando métodos de inferência bayesiana em dados fiscais e macroeconômicos brasileiros abrangendo o período de 1996 a 2011, os principais resultados obtidos são: (i) efeito crowding-out do gasto governamental em relação ao consumo privado, de acordo com o postulado neoclássico; (ii) resposta negativa das horas trabalhadas e dos salarios reais após um choque de produtividade; (iii) as regras pró-cíclicas de tributação (lumpsum e distorcivas) e de gastos governamentais.
Palavras-chave: política fiscal;  arrecadação tributária;  tributação distorciva;  ciclo econômico;  macroeconomia;  gasto público
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4419
Aparece nas coleções:Textos para Discussão do Tesouro Nacional
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 TEXTOS_Texto 14.pdf1.43 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.