Título: História do ensino de administração pública no Brasil (1854-2006): antecedentes, ciclos e a emergência do Campo de Públicas
Autor(es): Coelho, Fernando de Souza
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Livro
Extensão/Indicação de Série: Coleção Gestão Pública, v. 09
Data: 2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Resumo: Trata-se de uma obra que descreve e analisa, cronologicamente, a trajetória do ensino de graduação em administração pública no Brasil em face das transformações do papel do Estado e desse campo do saber1 no país entre 1952 – com a inauguração do primeiro curso de bacharelado – e meados dos anos 2000 (fase embrionária do Campo de Públicas), bem como apresenta a sua pré-história desde o Segundo Império ao limiar dos anos cinquenta. Espera-se que este manuscrito seja uma fonte de consulta para os estudantes de graduação e de pós-graduação em gestão pública, professores-pesquisadores desse campo do saber e profissionais de escolas de governo; e que contribua como um embasamento histórico para se estudar/compreender a formação acadêmica em administração pública no país neste século XXI.
Palavras-chave: administração pública;  história;  ensino;  pesquisa;  ensino superior
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4285
Aparece nas coleções:Coleção Gestão Pública - parceria Enap e SBAP
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.