Título: Concertação, Desmobilização, Reconfiguração: Quinze anos de Trajetória do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (2003-2018)
Autor(es): Garcia, Bruno Gaspar
Contribuidor: Cardoso Jr., José Celso (Orientador)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 109 páginas
Data: 2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), interface socioestatal criada no Brasil em 2003, teve sua trajetória nos anos Lula marcada por momentos de concertação, num governo de perspectiva desenvolvimentista no que se refere aos temas do desenvolvimento nacional, perspectiva não-liberal das relações entre Estado e sociedade e um presidente da República com perfil político amplamente negociador, sendo considerada relevante a atuação do colegiado em determinadas conjunturas, notadamente durante a crise internacional de 2008. Já nos anos Dilma, o Conselho viveu um período de desmobilização, tendo sido preservadas em linhas gerais as perspectivas anteriores de governo, agora associadas a um perfil tecnocrático da presidenta da República, com esvaziamento político e estratégico do mecanismo, mesmo em conjunturas delicadas como a crise de junho de 2013. Finalmente, os anos Temer marcaram uma fase de reconfiguração do Conselho, num governo de perspectivas pró-mercado de desenvolvimento e neoliberal das relações Estado e sociedade, um presidente da República com perfil político tradicional de negociação, tendo ocorrido um forte impacto na trajetória do colegiado em função da crise de maio de 2017.
Palavras-chave: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social;  desenvolvimento social;  desenvolvimento econômico;  relação estado e sociedade;  política de governo;  governança
Contexto de aprendizagem: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4270
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruno Gaspar Garcia.pdfDissertação - Bruno Garcia976.52 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.