Título: Oficina Metodológica PPA 2020-2023
Autor(es): Brasil. Ministério da Economia (ME)
Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Vídeo/Animação/Vídeoaula
Extensão/Indicação de Série: Vídeo 1: Oficina Metodológica PPA (Quarta-Feira) - duração 3:31:59
Vídeo 2: Oficina Metodológica PPA (Quinta-Feira) - duração 3:41:58
Data: 27-Mar-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Estratégica. Planejamento
Orçamento e Finanças
Resumo: Na manhã da sexta-feira (29), foram apresentados os objetivos da nova metodologia para o PPA 2020-2023, destacando-se a integração das etapas de planejamento e avaliação. Nos dois dias anteriores (27 e 28/03), haviam sido ofertadas oficinas para a disseminação da nova metodologia do Plano Plurianual (PPA), visando à capacitação de equipes para a inserção das informações no Sistema SIOP, as quais contaram com a presença de 118 servidores. A parceria do Ministério da Economia (ME) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para a realização do PPA 2020-2023 foi iniciada em fevereiro deste ano. A partir de uma oficina de validação das diretrizes desenhadas pelo ME, tais diretrizes foram submetidas à avaliação do Comitê Interministerial de Governança (CIG) e, depois de validadas, foi possível realizar as oficinas voltadas às estratégias de disseminação. Durante a abertura do evento, a presidente da Enap, Aline Soares, afirmou que toda a Escola está bastante envolvida e motivada a participar dos projetos de capacitação e do alinhamento necessário à nova metodologia de acompanhamento das ações do PPA. Também estiveram presentes o subsecretário de Planejamento Governamental (SECAP), Constantino Cronemberger Mendes e o secretário de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loterias do Ministério da Economia, Alexandre Manoel Angelo da Silva que, em sua apresentação sobre a nova metodologia do PPA, enfatizou a importância de que planejamento estratégico e avaliação de programas e ações estejam integrados. Ainda com relação à capacitação para o Plano Plurianual, os próximos passos preveem a oferta de curso na modalidade a distância, pela Escola Virtual de Governo (EVG) da Enap, para os órgãos setoriais dos ministérios e outras instituições convidadas. Em seguida, será realizada a elaboração da proposta de programas, objetivos, indicadores e metas pelos órgãos setoriais. As próximas oficinas de alinhamento metodológico do PPA com os órgãos setoriais e demais instituições estão previstas para ocorrer no mês de maio, também na Enap.
Palavras-chave: Plano Pluri Anual;  PPA;  planejamento governamental;  planejamento estratégico;  metodologia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4257
Aparece nas coleções:Oficinas / Workshops
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.