Título: Implementação de sistema de manutenção predial e equipamentos em estabelecimento assistencial de saúde do município do Rio de Janeiro
Autor(es): Guimarães, José Mauro Carrilho
Contribuidor: Baratta, Tereza Cristina (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 34 páginas
Data: Nov-2018
Detentor dos direitos autorais: José Mauro Carrilho Guimarães
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: A gerência e manutenção da infraestrutura física dos estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública apresentam sérias insuficiências, posto que, dentre outras razões, nem sempre as etapas básicas do processo de desenvolvimento gerencial são articuladas entre o planejamento, o projeto, a execução e a manutenção. É inquestionável a dificuldade que as gerências dos serviços de saúde do país enfrentam para identificar e conduzir processos sistemáticos de planejamento, administração e avaliação do desenvolvimento da infraestrutura dos serviços de saúde, processos entendidos, como a conjugação de recursos humanos, físicos e tecnológicos, utilizando critérios de racionalidade e confiabilidade na análise da situação e na tomada de decisões. A despeito de algumas intervenções, a situação ainda é muito preocupante. A carência de recursos humanos habilitados para a gerência e manutenção desse arsenal tecnológico, envolvendo edificações e equipamentos hospitalares, aliados à prática da terceirização dos serviços, muitas vezes com custos exorbitantes e sem acompanhamento de controle de qualidade dos mesmos, torna a rede prestadora de serviço de saúde desigual, com desperdícios de recursos financeiros e, em muitos casos, negligenciando o gerenciamento e a gestão do ambiente hospitalar. Por todos esses fatores há a necessidade do desenvolvimento de tecnologia automatizada para gestão de ambientes hospitalares.
Palavras-chave: Manutenção hospitalar;  gestão hospitalar;  Políticas públicas;  administração hospitalar;  saúde pública;  gestão pública;  município
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: não são necessárias.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4242
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Mauro Carrilho Guimarães.pdfArtigo principal659.36 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.