Título: Tecnologias alternativas em drenagem urbana para os pontos críticos de alagamento do município de Goiânia/GO.
Autor(es): Silva, Josiane Amara Leite da
Contribuidor: Finamore, Patricia (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 33 páginas
Data: Ago-2018
Detentor dos direitos autorais: Josiane Amara Leite da Silva
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Goiânia está localizada no coração do Brasil, capital do Estado de Goiás com distância de 209 km de Brasília, a capital nacional. Caracterizada por ser uma região do Planalto Central do Brasil, possui uma extensão territorial em torno de 739 km² e aproximadamente 1.302.001 habitantes, segundo o Censo de 2010 do I BGE, estimando em 2018 uma população de 1.495.705 pessoas. O município não dispõe de plano de Drenagem Urbana e nem um sistema de drenagem eficaz capaz de reduzir os impactos da impermeabilidade do solo, que foram ocasionados pela pavimentação asfáltica e as construções urbanas, essas intervenções humanas geram diversos transtornos para a sociedade, uma vez que ao impedir a absorção da água da chuva provocam inundações que colocam em risco a segurança e conforto da população, além d a preservação do patrimôn io público, tais como a durabilidade da capa asfáltica e outras estruturas. Dessa forma, se faz necessária a implantação de ações e infraestrutura de drenagem urbana. Tendo em vista esses problemas, este projeto prevê apresentar as tecnologias alternativas em drenagem urbana para minimizar os impactos dos principais pontos de alagamento de Goiânia, GO, contemplando desafios e soluções para o sistema de drenagem urbana do município.
Palavras-chave: Impermeabilidade do solo;  Escoamento;  Inundações.;  drenagem;  infraestrutura;  gestão pública;  município
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: não são necessárias.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4240
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josiane Amara Leite da Silva.pdfArtigo principal1.76 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.