Title: Carteira de Cursos Baseada em Tecnologia Blockchain
Authors: Carvalho, Rogério Atem de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relatório
metadata.dc.description.physical: 48 páginas
Issue Date: May-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Tecnologia da Informação e Comunicação
Abstract: O mundo atual globalizado, tem, entre suas características, as transformações constantes e o aumento da competitividade, o que gera a necessidade crescente de aprimoramento de conhecimentos e habilidades, com o incremento curricular através de cursos e especializações profissionais. Passa a ser importante, portanto, para empresas e instituições que seja possível a validação ágil e segura de documentos que certificam tais formações. No cenário atual, no entanto, o que se tem é a dificuldade de validação, que como consequência produz uma brecha para o mercado de falsificações. Este Protótipo aposta em uma ferramenta tecnológica chamada Blockchain para solução desse problema. O Blockchain, inicialmente aplicado à área de movimentações financeiras, pode ser aplicado em diferentes áreas nas quais seja importante o aumento da segurança da informação, inclusive na emissão de documentos digitais. O Protótipo tem como objetivo geral: desenvolver uma estrutura para emissão de certificados referentes a cursos oferecidos por instituições de ensino utilizando a tecnologia Blockchain, interligando instituições através de uma rede de comunicação.
Keywords: inovação;  blockchain;  tecnologia da informação;  catálogo;  curso
Target Audience: Servidores públicos em geral
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4228
Appears in Collections:Projetos de Inovação do GNOVA
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.