Title: Gestão social de espaço público seguro para a juventude
Authors: Lozano, Deise Armelinda
Publisher: Escola nacional de Administração Pública - ENAP
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 46 páginas
Issue Date: 31-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola nacional de Administração Pública - ENAP
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: A gestão de um espaço público seguro para a juventude, objeto deste projeto de intervenção, perpassa por conceitos transversais que integram várias áreas do conhecimento, entre as quais: Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Psicologia e Gestão Pública, entre outras. Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisas literárias nestas áreas, algum conhecimento empírico e na busca por experiências concretas na construção de espaços públicos com ampla participação social e comunitária, visando o desenvolvimento de uma cultura de paz, através da ressignificação de espaços de convivência até então negligenciados pelo Poder Público e, consequentemente, abandonados pela comunidade, perdendo sua função social e seu significado. Este projeto nasceu da necessidade de intervenção na questão da violência urbana entre jovens e adolescentes, residentes no município de Pirassununga, por conta de episódios isolados, porém de extrema violência e barbárie, envolvendo a juventude, vivenciados nos últimos anos, levando munícipes e autoridades à perplexidade. ''Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis'' – ODS 16 ''Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis'' – ODS 16.7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU Agenda 2030
Keywords: Espaço Público;  sociabilidade;  paz
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4210
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deise Armelinda Lozano.pdfarquivo principal4.8 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.