Título: Estimação da eficiência de terminais portuários de contêineres por meio de análise de fronteira estocástica de produção
Autor(es): Weber, Michel Bittencourt
Contribuidor: Góes, Geraldo Sandoval (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Instituto Serzedello Corrêa (ISC)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 24 páginas
Data: Abr-2019
Detentor dos direitos autorais: Michel Bittencourt Weber
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: Este trabalho analisa a eficiência técnica de instalações portuárias brasileiras especializadas em movimentação de contêineres. É utilizado para isso o método de análise de fronteira estocástica de produção. Analisa-se as particularidades da seleção de modelos a partir dos subconjuntos de fatores de produção. Mostra-se que a área operacional, a capacidade nominal dos equipamentos de cais, a razão da quantidade de equipamentos de cais pelo tamanho do cais e a razão da capacidade estática de armazenagem pela área operacional dos terminais foram os fatores de produção conjuntamente mais relevantes para explicar a fronteira estocástica de produção durante o período sob estudo. É estimado o efeito temporal sobre a eficiência dos terminais, que se revela negativo. Por fim, é apresentada ordenação dos terminais de contêineres pelas respectivas eficiências estimadas e discute-se a aplicação do método para o estabelecimento de metas de eficiência e de movimentação.
Palavras-chave: Eficiência;  Fronteira estocástica;  Terminais portuários.;  governança;  infraestrutura;  engenharia portuária
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura.
Contexto de aprendizagem: 363 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura, 1ª edição.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4196
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michel Bittencourt Weber.pdfArtigo principal908.92 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.