A implantação de anel viário na região metropolitana de Goiânia – Goiás
Título: | A implantação de anel viário na região metropolitana de Goiânia – Goiás |
Autor(es): | Silva, Anibal Rodrigues |
Contribuidor: | Tortori, Tito Ricardo De Almeida (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 33 páginas |
Data: | 31-Mai-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Anibal Rodrigues Silva |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública Políticas de Infraestrutura |
Resumo: | A contextualização do trabalho apresentado, em especial ao tema: a implantação de anel viário na região metropolitana de Goiânia – Goiás, e seus desdobramentos no ordenamento urbanos ante o atual estado de saturação dos sistemas viários urbanos e metropolitanos, onde muitas cidades, de médio e grande porte tem se voltado para soluções que pretendem resolver o problema do transporte de pessoas e cargas, sendo a solução mais comum à implantação de anéis viários (Contornos Viários). O trânsito da Região Metropolitana de Goiânia tem sido um dos basais desafios na solução de seus problemas, existente na concorrência desleal entre a infraestrutura das vias e o grande fluxo de veículos que chegam ás ruas. De tal sorte os estudos viários passam a ter uma grande importância na tentativa de solucionar esses problemas. Contudo para a implantação de um anel viário é necessário um estudo minucioso, principalmente sob uma visão na área urbana, o qual será analisado os efeitos no território, na economia, no fluxo de passagem, bem como a saturação ou não da Cidade. Neste contexto, este projeto tem por desígnio a construção de um anel viário na Região Metropolitana de Goiânia sob a gestão de consórcio público, almejando um trânsito sem atrito, onde as coisas e as pessoas efetuem mais movimentos em tempo mais curto. Tornando assim uma alternativa a mais, para que essa localização densamente povoada e com várias rodovias de acesso, evite que os veículos que não tem origem ou destino utilizem este sistema viário. |
Palavras-chave: | infraestrutura; transporte rodoviário; região metropolitana; mobilidade urbana |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
Contexto de aprendizagem: | 400 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4175 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anibal Rodrigues Silva.pdf | Artigo principal | 714.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.