Title: Agentes comunitários de saúde , agentes de endemias e os ODS's no enfrentamento das arboviroses para a construção de territórios saudáveis - Dois Unidos - Recife - PE
Authors: Silva, Alcione Gama da
metadata.dc.contributor.other: Rocha Neto, João Mendes da (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 33 páginas
Issue Date: 31-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Alcione Gama da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Políticas Sociais
Abstract: O presente projeto de intervenção pretende integrar os agentes de campo, a partir da adoção de um modelo de trabalho conjunto, com base na gestão desses agentes para implementação das políticas públicas de saúde, discutindo os impactos das arboviroses na saúde do município. Considerando o território da unidade básica de saúde Alto do Capitão sua abrangência e a existência do ponto de apoio da equipe de agentes de endemias, o processo de saúde e doença das pessoas a similaridade das ações de prevenção adotadas pelos agentes de campo, tanto comunitário, quanto de endemias, requisitos fundamentais para a defesa desta proposta. O ponto de partida para a problematização situa-se na ausência de articulação das atividades laborais dos ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE’s (Agente de Combate às Endemias) e a partir dessa constatação pretende-se elaborar uma estratégia para conferir mais resolutividade aos casos de dengue, zika e chikungunya, otimizando as visitas domiciliares e evitando o sombreamento no atendimento ao usuário. O projeto se dará de forma experimental, evidenciando o objetivo do desenvolvimento sustentável três; saúde e bem estar, com foco na população atendida pela Unidade básica de saúde - Alto do Capitão onde as equipes de saúde da família e combate às endemias atuam, priorizamos as atividades de educação popular em saúde, monitoramento e prevenção de arboviroses no Alto do capitão.
Keywords: políticas públicas;  saúde pública;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;  gestão pública
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4163
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcione Gama da Silva.pdfArtigo principal416.67 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.