Título: Painel de Preços - Inovação na Estimativa de preços em compras públicas
Autor(es): Brasil. Presidência da República, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 14 p.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Compras Públicas. Logística Pública
Inovação
Resumo: Até o lançamento dessa iniciativa o governo federal não contava com uma ferramenta própria de balizamento de preços, o que inviabiliza a comparação pelos seus próprios preços praticados em contratos públicos. A maior parte dos gestores de compras contava com pesquisas de preço enviadas diretamente ao mercado, o que gerava distorções acentuadas e extrema morosidade. É fundamental para avaliação das propostas apresentadas em compras públicas que os gestores consigam medir a sua compatibilidade com os preços praticados no mercado. Daí a importância da estimativa de preços que antecede as compras públicas. Assim, a extrema dependência dos preços fornecedores de mercado e a ausência de ferramenta simples e intuitiva de pesquisa de preços praticados na administração eram dificuldades enfrentadas por agentes públicos. O painel de preços é uma ferramenta livre e de acesso gratuito. A ferramenta fornece pesquisa de mercado, análise e comparação de preços de referência para contratação de bens e serviços gerais no serviço público. É uma importante ferramenta de modernização e apoio aos gestores que poderão racionalizar o gasto público e reduzir o tempo de contratação nos processos licitatórios. Além disso, é um valioso instrumento de transparência, pois disponibiliza acesso aos dados das compras públicas realizadas por diferentes órgãos.
Palavras-chave: inovação;  compras governamentais;  painel de preços
Objetivo: Decorridos nove meses desde a entrada em operação do painel de preços, já é possível aferir, a partir das informações recolhidas no âmbito da ferramenta, em que medida os objetivos traçados para a iniciativa foram, ou não, alcançados. O projeto apresentado pela secretaria de gestão na 22a edição do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal traz os seguintes objetivos: • Simplicidade? ferramenta intuitiva e fácil de usar; • Agilidade? proporciona maior celeridade ao processo de pesquisa de preços; • Economia? permite comparar preços praticados por órgãos públicos, minimizando riscos de compras com preços inexequíveis, exorbitantes ou com sobre preço; • Reduz custos operacionais? reduz o desperdício de recursos administrativos e humanos; • Transparência? garante transparência aos preços homologados por órgãos que utilizam o SIASG/Comprasnet; • Desburocratização? desobriga o ente público de aguardar resposta de fornecedores; • Apoio à tomada de decisão? subsidia a negociação de preços e decisões estratégicas sobre contratações/aquisições; • Equalização de preços? Permite a construção de uma base de referência mais apurada para pesquisa de preços futura em um processo retroalimentado.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Wesley Rodrigo Couto Lira, Diretor de Departamento de Normas e Sistemas de Logística. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4147
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a 2021 (21ª a 25ª edição)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.