Título: Auditoria Contínua: experiência do Centro de Controle Interno da Marinha
Autor(es): Brasil. Ministério da Defesa, Comando da Marinha
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 10 p.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Inovação
Resumo: A situação encontrada anteriormente no Centro de Controle da Marinha do Brasil era a necessidade de realizar mais auditorias, de forma mais frequente e com a comunicação dos resultados mais rápida. Além disso, havia a falta de pessoal para compor mais equipes de auditoria e a insuficiência de recursos orçamentários para a realização de auditorias no país e no exterior. Diante desse cenário, decidiu-se alterar o paradigma de processo de auditoria da Marinha do Brasil, implementando a auditoria contínua, que consiste em uma técnica que realiza testes utilizando base de dados informatizados, mediante ferramentas de extração, análise e mineração de dados, com base na avaliação de riscos e controles internos. A iniciativa é considerada uma inovação pois, além de ser pioneira no âmbito do Controle Interno das Forças Armadas, provocou uma quebra de paradigma na auditoria interna da Marinha no Brasil e mudou significativamente a atuação dos gestores, em especial, no aprimoramento dos controles internos administrativos das organizações militares, passando-se a analisar potencialmente todas as transações de todas as organizações, de maneira contínua. Como resultados, destacam-se uma economia de R$ 2,5 milhões na folha de pagamento de pessoal e melhorias nos controles internos das organizações militares.
Palavras-chave: inovação;  auditoria;  controle interno
Objetivo: A realização da auditoria contínua teve os seguintes objetivos: • Realizar um maior número de auditorias e com maior frequência de execução; • Atuar de forma tempestiva, por meio de auditorias mais céleres, com a comunicação dos resultados mais rápida (notas de auditoria) e com a probabilidade de maior oportunidade na execução dos planos de ação corretivos e/ou preventivos; • Reforçar o ambiente de controle e consequentemente dissuadir ações reprováveis, improdutividade e displicência no trabalho; • Reforçar o caráter preventivo das auditorias; e • Reduzir o tempo e o custo de deslocamento das equipes de auditoria.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Henrique Mansur Anache, Chefe do Departamento de Auditoria. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4141
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a 2021 (21ª a 25ª edição)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.