Título: Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão - SAMGe
Autor(es): Brasil. Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 12 p.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Inovação
Resumo: O Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe) é uma metodologia de avaliação e monitoramento de gestão, de aplicação rápida, concebida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio operacional da World Wild Fund for Nature (WWF) Brasil, do programa Amazon Region Protected Areas (ARPA) e do apoio financeiro da Fundação MOORE. O SAMGe busca aferir a efetividade de gestão de unidades de conservação a partir da análise das inter-relações entre os alvos de conservação (o que se busca manter), os usos (interfaces entre os alvos e a sociedade) e as ações de manejo realizadas pelo órgão gestor. A metodologia visa alcançar os objetivos inerentes às análises de efetividade de gestão, ou seja: servir como subsídio para a tomada de decisão (tanto na unidade quanto para processos relacionados) e aproximar a sociedade da gestão das áreas especialmente protegidas (divulgando resultados e transversalizando o processo de aplicação).
Palavras-chave: inovação;  gestão ambiental;  análise;  Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe);  monitoramento;  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Objetivo: A iniciativa tem como objetivo principal subsidiar a tomada de decisão, tornando-a mais objetiva, clara, eficaz, eficiente e efetiva em diferentes escalas: na unidade de conservação, nas Coordenações Regionais e na própria sede administrativa da autarquia. Isso pode ser feito: através da verificação dos maiores desafios de gestão de uma ou de um conjunto de unidades, da análise das respostas advindas das ações de manejo e da análise periódica dos dados advindos do monitoramento. Como exemplo, para as unidades de conservação, aferir os desafios de gestão e a adequação das ações de manejo permite a elaboração dos Planos de Manejo, Planos de Proteção, de Planos de Emergências Ambientais, dentre outros, de forma mais relacionada às situações fáticas que se apresentam no território.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 21º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Felipe Melo Rezende, Chefe de Divisão. Iniciativas premiadas no 21º Concurso Inovação no Setor Público 2016. Área temática: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4134
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão - SAMGe.pdf589.7 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.