Título: PMSC Mobile: tecnologia móvel para gestão de atendimentos policiais
Autor(es): Santa Catarina. Polícia Militar. 7ª Seção do Estado Maior Geral da PMSC
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 25 P.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Comunicação
Inovação
Resumo: Os registros de ocorrência exigiam do policial militar um esforço considerável para a sua execução, pois demandavam o cadastro de muitas informações em diversos formulários de papel, tornando morosa a coleta de dados relevantes para a prevenção ao crime e persecução penal, além de prolongar o tempo de envolvimento dos policiais e das partes interessadas no atendimento. Esse processo requeria, ainda, uma etapa adicional de inserção dos dados coletados em papel nos sistemas informatizados, consumindo, adicionalmente, tempo e capital humano. Com o PMSC Mobile, aplicativo para tablets e smartphones, idealizado pela Polícia Militar de Santa Catarina, o registro de ocorrências e providências de trânsito, o acesso às informações sobre pessoas e veículos, a gestão do atendimento de emergência, entre outras atividades, foram sistematizadas em uma única solução mobile, facilitando e potencializando o trabalho do policial militar na rua, aperfeiçoando processos administrativos e operacionais.
Palavras-chave: inovação;  atendimento ao cidadão;  administração pública;  polícia militar;  tecnologia móvel;  governo digital;  digitalização dos serviços públicos
Objetivo: O PMSC Mobile tem como objetivos: 1. diminuir o tempo de envolvimento das guarnições nos atendimentos de ocorrência; 2. diminuir o tempo-resposta aos atendimentos policiais; 3. acabar com retrabalhos, melhorando processos e rotinas administrativas; 4. reduzir custos com papéis; 5. eliminar erros em procedimentos operacionais, através das regras de amarração incorporadas ao aplicativo; 6. agilizar e aperfeiçoar o registro e a finalização de ocorrências; 7. qualificar as informações dos registros policiais que servirão para a persecução criminal e análise criminal; 8. disponibilizar com mais velocidade as informações criminais ao sistema integrado de segurança pública; 9. agilizar a disponibilização online dos boletins de ocorrência aos cidadãos; 10. liberar efetivo das atividades administrativas para atividades operacionais e de atendimento ao cidadão; 11. facilitar o acesso as informações policiais às guarnições de rua.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 21º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Jorge Eduardo Tasca Tenente Coronel PM, Chefe da 7ª Seção, do EMG. Iniciativas premiadas no 21º Concurso Inovação no Setor Público 2016. Área temática: Processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/ distrital
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4118
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a 2021 (21ª a 25ª edição)
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