Título: Comando e controle versus regulação responsiva no setor de telecomunicações.
Autor(es): Fonseca, Daniel Andrade
Contribuidor: Carvalho, Bruno Eustáquio Ferreira de Castro de (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 46 páginas
Data: 28-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Daniel Andrade Fonseca
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Resumo: Cuida o presente trabalho de uma avaliação do modelo de regulação baseado em comando e controle e do modelo de regulação responsiva, aplicados ao setor de telecomunicações. O referido trabalho foi elaborado com o intuito de realizar um diagnóstico das principais ineficiências do modelo vigente e direcionar tais achados ao modelo de regulação responsiva. Como resultado da análise foi identificado que o modelo de comando e controle padece das seguintes falhas: intempestividade e baixa eficácia das sanções pecuniárias, crescimento constante dos custos regulatórios para a realização do acompanhamento e fiscalização das obrigações, o descasamento da aplicação dos recursos de fiscalização frente às principais causas de reclamações dos usuários dos serviços. Por outro lado, foram identificadas iniciativas isoladas adotadas pela Anatel, inspiradas nos princípios do modelo de regulação responsiva, que apresentaram resultados efetivos, quais sejam, o uso de medidas cautelares e a publicação de ranking de desempenho das operadoras. Dessa forma, o presente trabalho, a partir do diagnóstico realizado em relação ao atual modelo, e ainda, considerando os riscos identificados em relação à implementação do modelo de regulação responsiva, tem por objetivo contribuir com a formulação de novas práticas regulatórias no setor de telecomunicações.
Palavras-chave: regulação;  governança;  telecomunicações;  Agência Nacional de Telecomunicações
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura
Contexto de aprendizagem: 363 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4104
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Andrade Fonseca.pdfartigo principal1.04 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.