A evolução do repasse dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF): reflexos e rebatimentos na gestão da educação
Título: | A evolução do repasse dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF): reflexos e rebatimentos na gestão da educação |
Autor(es): | Fernandes Filho, Haroldo Pereira |
Contribuidor: | Pagnussat, José Luiz (Orientador) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 61 p. |
Data: | 8-Jan-2014 |
Detentor dos direitos autorais: | Haroldo Pereira Fernandes Filho |
Termos de uso: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la, em acesso aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é uma licença não exclusiva, válida para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública |
Resumo: | Esta monografia trata do financiamento da educação básica e pública do Distrito Federal via Fundo Constitucional do Distrito Federal – FCDF. O objetivo é avaliar a contribuição do FCDF para a oferta e a qualidade do serviço público de educação no Distrito Federal, a partir de uma análise descritiva da evolução desses recursos desde a sua regulamentação no ano de 2002. O FCDF transfere todo ano à capital do Brasil um montante de recurso que representa historicamente mais de 50% de toda a receita ordinária do DF, em função deste sediar a capital política e administrativa do país. A partir de um painel descritivo da evolução dos recursos pagos do FCDF, esta pesquisa analisou o rebatimento desse montante no setor público da educação básica oferecida pelo Governo do Distrito Federal. A hipótese guia é que esse volume de recursos extras do FCDF transferidos ao DF não garante a boa prestação do serviço público de educação na capital do país. A monografia sistematizou dados do Censo Escolar da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Assim, a partir de uma análise comparada dos dados da educação do DF com outros Estados da Federação, esta pesquisa objetiva aferir se esta unidade da Federação conta com uma educação pública à altura do volume de recursos que recebe |
Palavras-chave: | Fundo Constitucional do Distrito Federal; Educação pública; Recursos públicos; Distrito Federal; Educação básica |
Observações/Notas: | Monografia Apresentada à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, como parte dos requisitos para obtenção do título de especialista em Gestão Pública |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/406 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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