Title: A educação fiscal e os colaboradores da área fiscal na Secretaria da Receita Estadual do Amapá
Authors: Valente, Maria Auxiliadora Reis
metadata.dc.contributor.other: Camargo, Jacqueline Pharlan de (Orientadora)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 60 p.
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Maria Auxiliadora Reis Valente
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Regional
Orçamento e Finanças
Políticas Econômicas
Abstract: O presente trabalho buscou analisar o tema: A Educação Fiscal e os Colaboradores da Área Fiscal na Secretaria da Receita Estadual-SRE do Amapá, abordando o Programa de Educação Fiscal e a necessidade de participação dos Auditores e Fiscais de Tributos nas ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Fiscal Estadual-PEFE. Buscou-se identificar as possíveis resistências na assimilação e dificuldades na viabilização do Programa Nacional de Educação Fiscal-PNEF. Teve-se como espaço de atuação a própria Secretaria e como universo pesquisado, os colaboradores da área Fiscal. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso via pesquisa de campo qualiquantitativa, através de um questionário aplicado a 10 (dez) colaboradores fiscais com 11 (onze) perguntas fechadas de múltipla escolha, no sentido de verificar a concepção destes acerca da educação fiscal e o envolvimento destes no PEFE, uma vez que o total de agentes perfaz o número de 143 (cento e quarenta e três). Abordou-se na análise aspectos quanto ao conceito de educação fiscal, sua relevância, perspectiva de trazer um futuro promissor ao Estado, a importância e a participação nas ações do PEFE pela Secretaria, o curso de Disseminadores de Educação Fiscal e a necessidade de financiamento bancário para captação de recursos para a modernização das áreas da SRE (especificamente relacionado ao PNEF). Procurou-se conhecer a realidade para melhor visualização da problemática, a fim de buscar um planejamento com metas alcançáveis, na elaboração de ações de melhoria pela alta gestão no sentido de otimizar o PEFE dentro da Secretaria, e produzir um trabalho consciente e compromissado, ético e cidadão por parte dos colaboradores. Ao final deste estudo detectouse a falta de recursos específicos destinados ao Programa, o que inviabiliza os projetos apresentados pela Gerência de Educação Fiscal Estadual-GEFE, dificultando e diminuindo as ações que poderiam ser desenvolvidas. Observou-se ainda que após 11(onze) anos de implantação, o PEFE ainda encontra barreiras referentes à internalização e disseminação da temática no cerne da SRE, no caso mais específico entre os seus colaboradores, uma vez que, nas atividades realizadas, registra-se a baixa participação dos mesmos, assim como uma certa indisponibilidade em se tornarem agentes multiplicadores da educação fiscal no intuito de contribuir para a consolidação do Programa, mesmo que conscientes da importância do Programa para o país.
Keywords: educação fiscal;  programas sociais;  cidadania;  Amapá;  tributação
Target: Monografia de Pós-graduação apresentada à Escola de Administração Fazendária – Esaf, como requisito para obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4052
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo.2013-04-17.2179826434.pdf816.06 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.