Título: O orçamento público como instrumento de planejamento e controle: análise da execução orçamentária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (período 2008 a 2011)
Autor(es): Cervo, Francismary da Ponte
Contribuidor: Silva, Romildo Araújo da (Orientador)
Editor: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 33 p.
Data: 2012
Detentor dos direitos autorais: Francismary da Ponte Cervo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Fiscalização e Controle
Gestão Estratégica. Planejamento
Orçamento e Finanças
Resumo: No momento atual, os administradores públicos encontram-se diante da necessidade de melhor administrarem os recursos das entidades que representam, no intuito de promover o bem-estar coletivo. Todavia, para que isso ocorra, faz-se necessário que esses implantem um sistema de acompanhamento orçamentário, possibilitando assim que o orçamento público materialize o programa de ações do governo. O estudo de caso apresentado foi realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e tem como tema: “O Orçamento Público como Instrumento de Planejamento e Controle: Análise da execução orçamentária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, cujo objetivo é analisar, de forma comparativa, a execução do orçamento realizado pela entidade, no período 2008/2011, em confronto com o previsto na Lei Orçamentária Anual. Para desenvolver esse trabalho, será feita uma revisão na literatura, analisando a entidade e apresentando o orçamento por ela executado, bem como as distorções constatadas no decorrer do período. Este relatório tem por finalidade mostrar a importância do orçamento público para o planejamento, controle e execução das ações Governamentais, assim como para as tomadas de decisões dos gestores públicos.
Palavras-chave: orçamento público;  planejamento;  controle;  administração pública;  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Objetivo: Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária - ESAF como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Finanças Públicas com Ênfase em Administração Orçamentária.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4037
Aparece nas coleções:Monografias Esaf
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo.2014-08-06.4896663560128.68 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.