Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4031
Title: O sistema de registro de preços e a economia de escala no setor público: um estudo de caso nas compras governamentais.
Authors: Morais, Felipe Ribeiro Alves
Silva, Ângelo Henrique Lopes da (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 78 p.
Issue Date: Nov-2011
metadata.dc.rights.holder: Felipe Ribeiro Alves Morais
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Compras Públicas. Logística Pública
Abstract: Este trabalho tem o propósito de apresentar e aplicar, por meio de uma pesquisa empírica dos certames realizados no portal de compras do governo federal, um modelo econométrico para precificação de objetos adquiridos pela Administração Pública via adesão às atas do Sistema de Registro de Preços (SRP). O Decreto n.º 3.931/2001, ao regulamentar o SRP, inovou nos procedimentos de compras governamentais, ao permitir que inúmeros órgãos utilizassem de registro de preço provenientes de uma outra licitação. Pela atual sistemática, no entanto, o licitante vencedor de uma licitação para registro de preço pode obter elevados lucros com os seguidos acréscimos de fornecimento, uma vez que, nas sucessivas aquisições, o preço permanece o mesmo. À luz dessas questões, tomamos modelo na literatura que sugere que essas novas quantidades adquiridas pela Administração sejam fornecidas por preços ajustados, tendo como fundamento o aproveitamento das economias de escala devido à multiplicação do fornecimento. A partir desse modelo, comprovamos a sua consistência e apresentamos um método para cálculo desse novo preço, o que geraria economia para Administração Pública na aquisição dessas quantidades adicionais.
Keywords: Sistema de Registro de Preços;  administração pública;  compras governamentais
Target: Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária (Esaf) como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Finanças Públicas Finanças Públicas com ênfase em Administração Orçamentário – Financeira.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4031
Appears in Collections:Monografias Esaf

Files in This Item:
File SizeFormat 
arquivo.2014-08-06.48643047811,36 MBAdobe PDFView/Open