Capacidade operacional e investimentos em infraestrutura no setor aeroportuário brasileiro do período 2011-2016
Título: | Capacidade operacional e investimentos em infraestrutura no setor aeroportuário brasileiro do período 2011-2016 |
Autor(es): | Miozzo, Leandro Guarnieri |
Contribuidor: | Todesco, Fabiana (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 39 p. |
Data: | 6-Mai-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Leandro Guarnieri Miozzo |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas de Infraestrutura |
Resumo: | A aviação civil brasileira passou por intensas transformações, sobretudo a partir do final da década de 90, quando, de um setor totalmente regulado foi conduzido a uma nova realidade com maior liberdade econômica seguindo a tendência do mercado internacional. Isto, somado a uma economia crescente com estabilidade monetária conduziu o setor a um considerável crescimento na demanda por serviços aéreos, sobretudo no período de 2004 a 2011. No entanto, as infraestruturas aeroportuárias não foram aportadas ao sistema no mesmo ritmo do crescimento da demanda. Diante deste cenário, sob o risco desta saturação se tornar um entrave para a continuidade do crescimento do setor, o governo federal viu-se obrigado a ampliar a capacidade operacional do sistema. Nesta ótica, este trabalho visa analisar os ganhos de capacidade operacional obtida com os investimentos em infraestrutura aportados no setor aeroportuário brasileiro no período 2011-2016. Foram realizadas analises sobre variáveis afetas a infraestrutura física dos aeroportos, como a capacidade de terminais de passageiros e pátios de estacionamento de aeronaves, bem como outras relacionadas à operação, número de passageiros e cargas transportados, movimentação de aeronaves, índice de pontualidade, valor das tarifas e eficiência na prestação do serviço. Constatou-se que o aporte em infraestruturas foi significativo produzindo efeitos positivos sobre o sistema, dentre estes, a possibilidade de ampliar os negócios do setor com ganhos em qualidade na prestação dos serviços aos usuários. |
Palavras-chave: | infraestrutura; setor aeroportuário; capacidade operacional; aeroportos; Brasil |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura. |
Contexto de aprendizagem: | 360 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3997 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leandro Guarnieri Miozzo.pdf | artigo principal | 573.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.