Título: Capacidade operacional e investimentos em infraestrutura no setor aeroportuário brasileiro do período 2011-2016
Autor(es): Miozzo, Leandro Guarnieri
Contribuidor: Todesco, Fabiana (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 39 p.
Data: 6-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Leandro Guarnieri Miozzo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Resumo: A aviação civil brasileira passou por intensas transformações, sobretudo a partir do final da década de 90, quando, de um setor totalmente regulado foi conduzido a uma nova realidade com maior liberdade econômica seguindo a tendência do mercado internacional. Isto, somado a uma economia crescente com estabilidade monetária conduziu o setor a um considerável crescimento na demanda por serviços aéreos, sobretudo no período de 2004 a 2011. No entanto, as infraestruturas aeroportuárias não foram aportadas ao sistema no mesmo ritmo do crescimento da demanda. Diante deste cenário, sob o risco desta saturação se tornar um entrave para a continuidade do crescimento do setor, o governo federal viu-se obrigado a ampliar a capacidade operacional do sistema. Nesta ótica, este trabalho visa analisar os ganhos de capacidade operacional obtida com os investimentos em infraestrutura aportados no setor aeroportuário brasileiro no período 2011-2016. Foram realizadas analises sobre variáveis afetas a infraestrutura física dos aeroportos, como a capacidade de terminais de passageiros e pátios de estacionamento de aeronaves, bem como outras relacionadas à operação, número de passageiros e cargas transportados, movimentação de aeronaves, índice de pontualidade, valor das tarifas e eficiência na prestação do serviço. Constatou-se que o aporte em infraestruturas foi significativo produzindo efeitos positivos sobre o sistema, dentre estes, a possibilidade de ampliar os negócios do setor com ganhos em qualidade na prestação dos serviços aos usuários.
Palavras-chave: infraestrutura;  setor aeroportuário;  capacidade operacional;  aeroportos;  Brasil
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3997
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Guarnieri Miozzo.pdfartigo principal573.43 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.