Título: EVTEA para o uso de fonte de energia renovável no PISF: uma avaliação de alternativas para a sustentabilidade energética
Autor(es): Ramos, Esdras Godinho
Contribuidor: Guerriero, Ian (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 19 p.
Data: 6-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Esdras Godinho Ramos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Resumo: A pesquisa envolve estudar a viabilidade técnica, econômica-financeira e ambiental para o uso de fonte de energia renovável no Projeto de Integração do Rio São Francisco - PISF. O PISF está inserido dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos e compreende a maior obra de infraestrutura hídrica do governo federal. O principal custo na fase de operação e manutenção é com energia elétrica. Esse custo impacta diretamente no custo da água que deverá ser repassado para os estados beneficiados. A pesquisa é composta por levantamento processual das informações técnicas do Projeto e de estudos já realizados para avaliar alternativas para melhorar a sustentabilidade energética.
Palavras-chave: estudo de viabilidade;  Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF);  energia renovável;  infraestrutura;  gestão de recursos hídricos;  sustentabilidade
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3995
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esdras Godinho Ramos.pdfartigo principal4.52 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.