Título: Interfaces, lacunas e sobreposições de atores, atividades e etapas para o reuso de efluente sanitário no Brasil
Autor(es): Oliveira, Marlian Leão de
Contribuidor: Góes, Geraldo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 39 p.
Data: 6-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Marlian Leão de Oliveira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Resumo: A organização espacial da população no território brasileiro é regida prioritariamente por questões que envolvem o acesso a uma infraestrutura mínima adequada: transportes, habitação, eletricidade, saneamento etc. e a oferta de atividades econômicas que possam resultar na geração de renda, fatores que não são encontrados espacialmente de forma homogênea. Diante disso, ao longo de seu desenvolvimento, a população brasileira se concentrou em grandes aglomerados urbanos, que, embora apresentem infraestrutura deficitária, constituem-se em locais mais atrativos do que pontos rurais isolados. Essa grande concentração populacional não planejada deflagrou um descaso com os corpos hídricos que drenam as grandes cidades. Sendo assim, o tema deste trabalho é o estudo das interfaces, lacunas e sobreposições de atores, atividades e etapas que influenciam, positiva ou negativamente, a implantação de práticas de reuso de efluentes sanitários que chegam até uma estação de tratamento de esgoto (ETE) em centros urbanos do Brasil.
Palavras-chave: infraestrutura;  reuso de efluente sanitário;  gestão da água;  segurança hídrica;  Estação de Tratamento de Esgoto (ETE);  gestão de recursos hídricos
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3993
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLIAN LEÃO DE OLIVEIRA.pdfartigo principal1.4 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.