Título: Sangue, suor e lágrimas: uma proposta de olhar sistêmico para a educação do Rio de Janeiro
Autor(es): Neves, Camila Camilo
Editor: Edições SM
Endereço Eletrônico: http://casosdepoliticaspublicas.com.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 23 p.
Data: 2018
Detentor dos direitos autorais: Edições SM
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: Em um dos primeiros encontros com os gestores escolares, a secretária foi taxativa: “Eu prometo uma coisa: sangue, suor e lágrimas. Mas vamos ter muita alegria depois, porque transformar a educação não é para qualquer um”. O principal desafio de Cláudia Costin era, então, convencer a comunidade educacional do Rio de Janeiro de que a transformação que ela pretendia trazer era realmente benéfica. E, mais do que isso, ela precisava garantir que as melhorias realizadas fossem perenes, que não ficassem presas àquela gestão.
Palavras-chave: políticas públicas;  política educacional;  reforma educacional;  ensino público;  inovação;  planejamento estratégico;  liderança;  gestão de pessoas;  greve;  Rio de Janeiro
Público alvo: Gestores públicos; educadores
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Observações/Notas: Este estudo de caso faz parte da série de casos sobre implementação de políticas públicas educacionais no Brasil, publicada no livro "Políticas Educacionais no Brasil: o que podemos aprender com casos reais de implementação?", ISBN 978-85-418-2177-3
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3974
Aparece nas coleções:Casoteca: Políticas Públicas
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