Título: Curso: Coordenação de Políticas Públicas
Autor(es): Cavalcante, Pedro Luiz Costa
Machado, Raphael Amorim
Gomide, Alexandre de Ávila
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Curso Completo
Programa
Extensão/Indicação de Série: 1. Programa do curso: Documento em PDF, 4 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 35 páginas, contendo a apresentação da Aula I.
3. Apresentação: Documento em PDF, 18 páginas, contendo a apresentação da Aula II.
4. Apresentação: Documento em PDF, 18 páginas, contendo a apresentação da Aula III.
5. Apresentação: Documento em PDF, 34 páginas, contendo a apresentação da Aula IV.
6. Apresentação: Documento em PDF, 29 páginas, contendo a apresentação da Aula V.
Data: 30-Abr-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Políticas Públicas
Políticas Sociais
Resumo: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides referentes às aulas de 1 a 5.
Palavras-chave: governança;  políticas públicas;  coordenação;  políticas sociais
Objetivo: Ao final, os alunos serão capazes de compreender diferentes perspectivas de coordenação de políticas públicas no contexto de governança democrática. O curso abordará questões relativas aos arranjos, mecanismos e instrumentos de coordenação; coordenação intra e intergovernamental, coordenação federativa e com a sociedade civil, intrasetorial de políticas sociais e de infraestrutura, como também sob a ótica do Núcleo de Governo.
Público alvo: Este curso faz parte do Programa de Licença Capacitação – Ciclo de Políticas Públicas. Público preferencial: servidores públicos inscritos para a Licença Capacitação e os integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap (EPPGG, APO, AFFC, ACE, AIE/EIE, ATPS, ATI e ER).
Contexto de aprendizagem: Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e desenvolvidos exercícios práticos para estimular a compreensão e a participação dos alunos. Serão ainda utilizados estudos de caso. Será solicitada a leitura de pelo menos um item que conste da literatura obrigatória previamente a cada aula. Leituras complementares são aconselháveis a partir de interesses específicos dos alunos. Os conceitos-chave serão abordados por meio de estratégias complementares: exposição teórica pelo professor; exercícios em grupos para experienciar o conceito; discussão em plenária sobre possíveis implicações na área de trabalho de cada um (sobre o conteúdo ou o processo de trabalho); apresentação de experiências concretas de aplicação extraídas da literatura. Serão ainda utilizados estudos de caso e apresentadas experiências internacionais em economia comportamental voltada ao aprimoramento das políticas públicas. Será solicitada a leitura de pelo menos um item que conste da literatura obrigatória previamente a cada aula. Leituras complementares são aconselháveis a partir de interesses específicos dos alunos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3972
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.