Título: Proposta de metodologia de avaliação de termos de cooperação técnica internacional no âmbito da ciência, tecnologia e inovação em saúde da SCTIE/MS
Autor(es): Melo, Lenira Carvalho Almada
Contribuidor: Paula, Maria Carlota de Souza (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 43 p.
Data: 19-Mar-2019
Detentor dos direitos autorais: Lenira Carvalho Almada Melo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Inovação
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização em Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação - tem como tema a avaliação de acordos de cooperação técnica internacional, no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, que carrega em si muitas particularidades na sua atuação e tem sido motivo de debates no Ministério da Saúde. O trabalho teve como objetivo construir um modelo que permita avaliar os termos de cooperação técnica internacional, de forma a contribuir para a melhoria da gestão da cooperação internacional, mais especificamente, na gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde brasileiro (SCTIE/MS). Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e do estudo de caso do termo de cooperação técnica internacional nº 91, entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e a SCTIE/MS, buscou-se responder a seguinte questão: Qual seria um modelo adequado para se avaliar a cooperação técnica internacional no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da SCTIE/MS. Procurou-se, também, conceituar avaliação como sendo uma metodologia necessária ao programa de cooperação técnica internacional para auxiliar na melhoria da parceria entre a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde. ABSTRACT This Course Completion Work - Specialization in Science, Technology and Innovation Policy Management – is about the evaluation of agreements of international technical cooperation, in the scope of Science, Technology and Innovation in Health. This subject has many particularities and has been the subject of debate in the Brazilian Ministry of Health. The objective of this work was to build a model that allows the evaluation of the terms of international technical cooperation, in order to contribute to the improvement of the management of international cooperation, specifically in the management of the Secretariat of Science, Technology, Innovation and Strategic Inputs in Health of the Brazilian Ministry of Health (SCTIE/MS). A bibliographical research was used with a case study of the term of international technical cooperation nº 91, between the Pan American Health Organization (PAHO/WHO) and SCTIE/MS, to answer the following question: What would be a model to evaluate the international technical cooperation in SCTIE/MS's Science, Technology and Innovation in Health. This work also tried to conceptualize evaluation as a necessary methodology for the international technical cooperation program to help improve the partnership between PAHO/WHO and the Brazilian Ministry of Health.
Palavras-chave: administração pública;  acordo de cooperação técnica;  acordo internacional;  política de saúde;  inovação
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Público alvo: Técnicos, Analistas, Pesquisadores e Dirigentes da Administração Pública federal envolvidos com a produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3903
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenira-ENAP- TCC 15.03.19.pdfArtigo principal723.87 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.