Title: Guia de Técnicas Sustentáveis em Drenagem Urbana
Authors: Gutierrez, Adriana Idalina Rojas
Ramos, Ivanete Carpes
metadata.dc.contributor.other: Gomes, Ariel Ortiz (Orientador)
Publisher: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Manual/Modelo
Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 30 p.
Issue Date: 2017
metadata.dc.rights.holder: Adriana Idalina Rojas Gutierrez
Ivanete Carpes Ramos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Este Guia de Técnicas Sustentáveis em Drenagem Urbana tem a finalidade de embasar os profissionais, funcionários públicos e divulgar para os empreendedores e a população em geral, a importância de aplicabilidade dessas técnicas em drenagem na Arquitetura, Engenharia e Planejamento Urbano na porção individual particular e/ou pública. Tendo em vista a preocupação com os efeitos provocados pela urbanização no meio ambiente, como por exemplo: ampliação da produção de resíduos sólidos, aumento da poluição do ar, solo e água; e também o acréscimo do volume de água das chuvas, escoada rapidamente pelas áreas impermeabilizadas (calçadas, asfalto, construções em geral) e a consequente diminuição das áreas verdes, o que acarreta frequentes inundações urbanas. Buscando reduzir essa problemática surgiram algumas técnicas alternativas de drenagem sustentável, desde a década de 80, as quais, receberam diversas denominações ao redor do mundo: BMP (Best Management Practices), LID (Low Impact Development), SUDS (Sustainable Urban Drainage systems), WSUD (Water Sensitive Urban Design) e GI (Green Infrastructure).
Keywords: desenvolvimento sustentável;  drenagem urbana;  urbanização;  planejamento urbano;  meio ambiente;  preservação ambiental;  infraestrutura
Target: Publicização das técnicas sustentáveis em drenagem urbana com controle na fonte, as quais, indicam redução e controle do escoamento superficial das águas pluviais gerado pela elevada impermeabilização urbana.
metadata.dc.educational.context: Pós-graduação em Gestão da Drenagem Urbana, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Sustainable Development Objectives (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3864
Appears in Collections:Publicações de Parceiros da Enap - Gestão Pública
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guia_Tecnicas_sustentaveis_drenagem_urbana.pdf12.48 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.