Title: Curso: Construção de Cenários Prospectivos
Authors: Marcial, Elaine Coutinho
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Curso Completo
Programa
metadata.dc.description.physical: 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 10 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 225 páginas, contendo as apresentações das aulas 1, 2 e 3.
Issue Date: 20-Feb-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Estratégica. Planejamento
Gestão Pública
Abstract: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo da professora. Slides referentes às aulas 1, 2 e 3.
Keywords: gestão estratégica;  planejamento;  gestão pública;  governança;  cenários prospectivos
Target: Ao final do curso, o participante será capaz de empregar a metodologia da prospectiva e suas principais ferramentas e construir mini cenários. E utilizar os estudos prospectivos como um processo continuado de pensar o futuro e de planejamento e gestão estratégica.
Target Audience: O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira, Decreto nº 5.176, de 10/08/2004), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas de Infraestrutura (AIE), Especialistas em Infraestrutura Sênior (EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), Analistas em Tecnologia da Informação (ATI), Especialistas em Regulação (ER) e Analistas Ambientais (AA).
metadata.dc.educational.context: O método educacional a ser utilizado será o learning by doing. Para tanto, os conceitos serão construídos em sala de aula, serão trabalhados estudos de caso, e um minicenário será construído durante a capacitação com base em temática escolhida pelos próprios alunos. A capacitação seguirá o conteúdo de uma apostila que será encaminhada à Enap, com antecedência de uma semana, para reprodução e distribuição entre os alunos no primeiro dia de aula. A metodologia de planejamento com base em cenários tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações públicas e privadas em função do crescimento do grau de incerteza ambiental. Ela também é muito utilizada ao redor do mundo, como parte integrante do planejamento de longo prazo, pois é considerada mundialmente como a metodologia mais adequada para auxiliar a formulação de estratégias de longo prazo. Facilita a compreensão das possibilidades de futuro, disponibilizando visão sistêmica das diversas variáveis que o impactarão.Essa metodologia amplia a visão do futuro e permite a construção de planos de contingência que contribuem para o atingimento dos objetivos estratégicos de longo prazo, mesmo em ambientes turbulentos, e melhora a capacidade de formulação e gestão de políticas públicas. Essa proposta de Capacitação em Planejamento baseado na construção de cenários prospectivos foi elaborada com o objetivo de desenvolver habilidades nos servidores públicos nos contextos de construção e de utilização de cenários prospectivos que contribuam com a formulação de estratégias de médio e longo prazos e de políticas públicas. A proposta se justifica pela necessidade da formulação de estratégias de médio e longo prazo, bem como pela necessidade do aprimoramento de políticas públicas em ambiente turbulento e de grande incerteza como o vivido atualmente.
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3829
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa Cenários - 2019.pdfPrograma do Curso - Construção de Cenários Prospectivos332.62 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Cenarios_ENAP_minicurso_2019_NOVO.pdfSlides utilizados nas aulas 1, 2 e 3.10.47 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.