Título: Planejamento em saúde: módulo I
Autor(es): Cardoso, Antônio José Costa
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apostila/Material Textual
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 56 p.
Data: 26-Jul-2013
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Planejamento Estratégico
Resumo: Texto elaborado para apoiar as atividades didáticas do Módulo I do curso de qualificação de cerca de quarenta técnicos do Ministério da Saúde (MS) na utilização do enfoque participativo do Planejamento Estratégico-Situacional (PES), de Carlos Matus, realizado presencialmente na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília
Palavras-chave: Planejamento estratégico situacional;  Política de saúde;  PES;  Avaliação em saúde
Objetivo: Quanto aos objetivos deste Módulo I (Planejamento em Saúde 1), é expectativa dos organizadores do curso que, ao final, os alunos sejam capazes de: LIÇÃO 1. Compreender o Ciclo das Políticas Públicas e o Papel do Planejamento e da Avaliação na criação de Valor Público; LIÇÃO 2. Compreender a história do Planejamento na América Latina e os fundamentos do Planejamento Estratégico-Situacional (PES); LIÇÃO 3. Compreender o papel e os instrumentos do Planejamento em Saúde propostos pelo MS para o Sistema Único de Saúde (SUS); LIÇÃO 4. Compreender a importância, para a aprendizagem organizacional, de se construir e atualizar a Missão institucional; LIÇÃO 5. Compreender o Momento Explicativo do PES (Análise de Situação) por meio de sua aplicação metodológica
Público alvo: Coordenadores gerais e coordenadores de equipe do Ministério da Saúde
Contexto de aprendizagem: Este material é parte do curso de Planejamento Situacional em Saúde, distribuídos em 2 módulos, promovido pela Coordenação Geral de Projetos Especiais (CGPE/DFP/ENAP) em parceria com a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/369
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