Planejamento em saúde: módulo I
Título: | Planejamento em saúde: módulo I |
Autor(es): | Cardoso, Antônio José Costa |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Apostila/Material Textual |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 56 p. |
Data: | 26-Jul-2013 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Planejamento Estratégico |
Resumo: | Texto elaborado para apoiar as atividades didáticas do Módulo I do curso de qualificação de cerca de quarenta técnicos do Ministério da Saúde (MS) na utilização do enfoque participativo do Planejamento Estratégico-Situacional (PES), de Carlos Matus, realizado presencialmente na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília |
Palavras-chave: | Planejamento estratégico situacional; Política de saúde; PES; Avaliação em saúde |
Objetivo: | Quanto aos objetivos deste Módulo I (Planejamento em Saúde 1), é expectativa dos organizadores do curso que, ao final, os alunos sejam capazes de: LIÇÃO 1. Compreender o Ciclo das Políticas Públicas e o Papel do Planejamento e da Avaliação na criação de Valor Público; LIÇÃO 2. Compreender a história do Planejamento na América Latina e os fundamentos do Planejamento Estratégico-Situacional (PES); LIÇÃO 3. Compreender o papel e os instrumentos do Planejamento em Saúde propostos pelo MS para o Sistema Único de Saúde (SUS); LIÇÃO 4. Compreender a importância, para a aprendizagem organizacional, de se construir e atualizar a Missão institucional; LIÇÃO 5. Compreender o Momento Explicativo do PES (Análise de Situação) por meio de sua aplicação metodológica |
Público alvo: | Coordenadores gerais e coordenadores de equipe do Ministério da Saúde |
Contexto de aprendizagem: | Este material é parte do curso de Planejamento Situacional em Saúde, distribuídos em 2 módulos, promovido pela Coordenação Geral de Projetos Especiais (CGPE/DFP/ENAP) em parceria com a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/369 |
Aparece nas coleções: | Planejamento em Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Apostila Planejamento em Saúde - Módulo I.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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