Título: Certificação das cadeias da sociobiodiversidade
Instituição Responsável: Natura Cosméticos S/A
Contato: Vanessa Motta
E-mail: vanessamotta@natura.net; priscilaspecie@natura.net
Telefone: (11) 4389-6343 / (11) 4389 7350
Endereço: Avenida Alexandre Colares, 1.188 - Vila Jaguará, São Paulo – SP
Local de realização: Território Nacional
Local de implantação: Local de implantação::Centro-oeste
Local de implantação::Nordeste
Local de implantação::Norte
Local de implantação::Sudeste
Local de implantação::Sul
Data de Início da Implantação: 2007
Data do prêmio: 14-Dez-2018
Objetivo: O principal objetivo da prática é promover o comércio justo com as comunidades e o manejo ético de ingredientes da biodiversidade. Além disso, a Natura busca engajar outras empresas a garantir o uso ético de tais ingredientes por meio da certificação de todas as suas cadeias de valor. A promoção do comércio justo de tais insumos beneficia diretamente as comunidades extrativistas, o que gera melhorias em suas condições de vida e renda. As auditorias de certificação são realizadas em todas as comunidades fornecedoras, cooperativas, associações e famílias de produtores das quais a Natura adquire seus ingredientes da biodiversidade brasileira. O manejo ético de tais ingredientes contribui ainda para manter a floresta em pé, por meio da transformação de desafios socioambientais em oportunidades de negócios para as famílias que vivem na região.
Resumo: Desde sua fundação, a Natura dedica-se a promover bem-estar e gerar valor para sua rede de relações. Isso envolve estreitar o relacionamento com comunidades fornecedoras de insumos, dentro da visão sustentável que permeia seu negócio. Em 2007, a empresa participou da fundação da UEBT (União para o Biocomércio Ético, na sigla em inglês) cujo objetivo é assegurar que práticas de abastecimento promovam o comércio justo e conservação da natureza. Em parceria com a UEBT, a Natura estruturou o Sistema de Verificação das Cadeias da Sociobiodiversidade, por meio do qual comunidades fornecedoras são auditadas anualmente. Em 2018, de modo pioneiro no mundo, a linha Ekos passou a contar com o selo UEBT, que atesta que todos os ingredientes vegetais usados nos produtos atendem a elevados parâmetros socioambientais.
Assunto: Biocomércio ético;  Comércio justo;  Conservação da natureza;  Sociobiodiversidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Dimensão da Prática: Social;  Ambiental;  Econômica
Público-alvo: Agricultores;  Agricultores Familiares;  Empreendedores;  Famílias de baixa renda;  Outro;  População em geral;  Povos tradicionais;  Produtores rurais – pequenos;  Trabalhadores rurais
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3645
Aparece nas coleções:Organizações com fins lucrativos
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.