Title: Projeto Lontra
metadata.ods.dc.contributor.author: Instituto Ekko Brasil
Contact: Carine Bergmann
E-mail: comunicacao@ekkobrasil.org.br; atendimento@ekkobrasil.org.br
Telefone: (48) 3237-5071
Endereço: Rua Euclides João Alves s/n Lagoa do Peri, Florianópolis/SC
Local de realização: Lagoa do Peri - Florianópolis-SC e Rio Aquidauana - MS
Deployment Site: Local de implantação::Sul::BR-SC:Santa Catarina::4205407:Florianópolis
Local de implantação::Centro-oeste::BR-MS:Mato Grosso do Sul::5001102:Aquidauana
Start Date of Deployment: 1-Feb-1986
Award date: 14-Dec-2018
Objective: Objetivo Geral: Desenvolver ações para auxiliar na conservação dos recursos aquáticos e consequentemente das espécies ameaçadas (Lontra longicaudis e Pteronura brasiliensis), por meio da determinação do valor econômico, ambiental das espécies, utilizando o Turismo de Conservação, mobilização social e educomunicação como ferramentas. Objetivos específicos: • Difundir o programa de pesquisa utilizando a ariranha e a lontra como espécie símbolo para o fomento do Turismo de Conservação; • Determinar o status da conservação da lontra; • Realizar ações de educomunicação sobre a ecologia da lontra para o público geral e escolas; • Fomentar o Turismo de Conservação em áreas protegidas; • Definir um modelo energético para o Pantanal, representando o valor da lontra e da ariranha no ecossistema.
Abstract: O Projeto Lontra desenvolve pesquisa científica para preservar a lontra neotropical e outros integrantes da família como ariranhas, iraras e furões. O objetivo geral é desenvolver ações para contribuir com a conservação dos recursos aquáticos e, consequentemente, das espécies ameaçadas, por meio da determinação do valor econômico e ambiental das espécies analisadas, pelo turismo de conservação, mobilização social e educomunicação. Entre os objetivos específicos estão: 1 - Difundir o programa de pesquisa utilizando a ariranha e a lontra como espécies símbolo para o fomento do Turismo de Conservação; 2 - Determinar o status da conservação da lontra; 3 - Realizar ações de educomunicação sobre a ecologia da lontra em escolas e para o público geral; 4 - Fomentar o Turismo de Conservação em áreas protegidas.
Subject: preservação de espécies;  conservação dos recursos aquáticos;  turismo de conservação;  educação ambiental
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Ambiental
Target Audience: Alunos do ensino básico;  Alunos do ensino fundamental;  Outro
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3642
Appears in Collections:Organizações sem fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFL - Projeto Lontra - final.pdf863.08 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.