Título: Programa Floresta em Pé
Instituição Responsável: Fundação Amazonas Sustentável - FAS
Contato: Gislaine Helena da Cruz
E-mail: gislaine.cruz@fas-amazonas.org; valcleia.solidade@fas-amazonas.org
Telefone: (11) 4506-2900 - (92) 4009-8900
Endereço: Rua Álvaro Braga, 351 – PQ 10 de novembro - Manaus/AM
Local de realização: Maués(AM), Nova Olinda do Norte(AM), Borba(AM), São Sebastião do Uatumã(AM), Itapiranga(AM), Novo Airão(AM), Manaus(AM), Manacapuru(AM), Iranduba(AM), Tapauá(AM), Anori(AM), Beruri(AM), Maraã(AM), Codajás(AM), Coari(AM), Barcelos(AM), Alvarães(AM), Uarini(AM), Tonantins(AM), Jutaí(AM), Japurá(AM), Fonte Boa(AM), Tefé(AM), Novo Aripuanã(AM), Manicoré(AM), Manicoré(AM), Carauari(AM), Ipixuna(AM), Eirunepé(AM).
Local de implantação: Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas
Data de Início da Implantação: 8-Mar-2008
Data do prêmio: 14-Dez-2018
Objetivo: O objetivo do programa é estimular os potenciais para o desenvolvimento da região e contribuir para a redução das desigualdades, o êxodo rural para grandes centros, promovendo a conservação da floresta nativa, os rios e a biodiversidade da região. O PFP realiza o assessoramento aos cidadãos, famílias e comunidades promovendo o enfrentamento da vulnerabilidade social, estimulando a ativação da economia local com base na utilização sustentável dos recursos naturais.
Resumo: O Programa Floresta em Pé (PFP), desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), teve início em março de 2008 com o objetivo de estimular potencialidades para o desenvolvimento da região amazônica, contribuindo para a redução das desigualdades e do êxodo rural para grandes centros urbanos e promovendo a conservação da floresta nativa, dos rios e da biodiversidade da região. Pesquisas realizadas entre 2008 e 2013 apontam que houve um decréscimo dos níveis de desmatamento da ordem de 40% nas 16 unidades de conservação trabalhadas. Destaca-se o desenvolvimento local, o empoderamento do capital social das comunidades atendidas, as melhorias nos processos de gestão ambiental e o desenvolvimento de produtos e serviços ambientais com ênfase na valorização da floresta em pé.
Assunto: sustentabilidade;  desenvolvimento regional;  preservação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimensão da Prática: Social;  Ambiental
Público-alvo: Famílias de baixa renda;  População ribeirinha;  Produtores rurais – pequenos
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3639
Aparece nas coleções:Organizações sem fins lucrativos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFL - Programa Floresta em Pé - final.pdf859.56 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.